Imprimir livroImprimir livro

GUIA do Módulo DSF

 GUIA do módulo DSF

Site: LieDM asociacijos virtuali mokymosi aplinka
Disciplina: Digital Storytelling para a Formacao
Livro: GUIA do Módulo DSF
Impresso por: Svečio paskyra
Data: Ketvirtadienis, 28 kovo 2024, 18:23

1. Guia do Módulo "Digital Storytelling" na formação

Calendário: 6 de junho a  8 de julho de 2016

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Lina Morgado

Formador: José Carlos Figueiredo

2. Objetivos do Módulo de Formação

O recurso à metodologia do Digital Storytelling (ou à produção de narrativas digitais), permite que a tradição ancestral de contar histórias oralmente, seja aliada às novas tecnologias da informação e aos novos media, para criar conteúdos multimédia enriquecidos por imagens, música, vídeo, animações e frequentemente, também pela voz pessoal do narrador.

Entende-se como uma metodologia adequada para ser introduzida em vários setores da sociedade:

- a nível da educação, como estratégia de ensino: todos os níveis de ensino (do básico ao superior); todas as áreas disciplinares; formal, não formal e informal;

- a nível da formação pessoal, profissional e social como estratégia formativa, de desenvolvimento pessoal e social;

- ao cidadão em geral, como estratégia de participação social.

Integra-se ainda na visão atual de uma cultura de aprendizagem participativa e como metodologia de desenvolvimento da produção dos estudantes/formandos (trabalhos e projetos).

Pretende-se com este curso introdutório, capacitar e sensibilizar os participantes (professores de vários níveis de ensino; formadores, e-formadores, animadores, profissionais da comunicação/novos media, empreendedores, estudantes e cidadãos em geral), para a sua exploração sustentada e sua introdução no contexto de ensino/formação.

3. Competências a Desenvolver

Pretende-se que no final desta ação de formação, o/a formando/a seja capaz de demonstrar que adquiriu/desenvolveu as seguintes competências:

- Potenciar o desenvolvimento de competências digitais;

- Desenvolver competências técnicas para a aplicação da metodologia e das técnicas do Digital Storytelling em contextos educativos/formativos e nas atividades de ensino/aprendizagem;

- Apropriar-se das ferramentas Web 2.0 aplicadas à criação de narrativas digitais com recurso a diferentes media: áudio, vídeo, imagem;

- Conceber e desenvolver uma narrativa digital com base na técnica do Digital Storytelling (DST);

- Criar um projeto de aplicação da narrativa digital a um conteúdo, ou contexto formal/não formal de aprendizagem, ou outra situação.

A ação envolve a aplicação e utilização de ferramentas tecnológicas diversas (conhecidas como Web 2.0) na aprendizagem dos conteúdos e no desenvolvimento das competências descritas para este curso.

4. Temáticas a desenvolver

Prevê-se que sejam abordadas as seguintes temáticas e conteúdos, para o desenvolvimento de competências essenciais à produção de um Digital Storytelling:

- O que é o Digital Storytelling?;

- Licenças Creative Commons;

- O bom e o mau design;

- Criação de um Script e posterior adaptação ao Storyboard;

- Ferramentas de apoio à construção do Digital Storytelling;

- Desenvolvimento dum projeto recorrendo à metodologia do Digital Storytelling, aplicado ao ensino/formação ou intervenção social.

5. Metodologia de trabalho

A metodologia de trabalho do curso é fundamentada pelo Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta.

A comunicação entre formadores e formandos processa-se maioritáriamente no espaço virtual da plataforma oficial da Universidade Aberta. Contudo  serão usadas em algumas das atividades da ação de formação, dispositivos e ferramentas externas a este espaço. Quando tal  se verificar serão criados os mecanismos de suporte adequados.

A ação dos formandos assenta no trabalho/atividade individual e autónomo, complementado por trabalho/atividades em pequenas equipas e discussões no grupo/turma. Cabe ao formando responsabilizar-se pelo seu percurso de aprendizagem, sendo auto-organizado e activo no processo. ( Cf. Modelo Pedagógico Virtual ® da Universidade Aberta, Aprendizagem Centrada no Estudante, pp 10).

A ação dos formadores assenta no apoio aos formandos na exploração dos temas a abordar e na clarificação de aspetos eventualmente mal compreendidos ou onde surjam dificuldades.
Sendo esta uma ação de formação com caráter prático, apela-se à experiência e ao contributo individual para a concetização das competências e objetivos da ação.

O empenhamento continuado dos formandos, a abertura aos pontos de vista dos outros, nomeadamente lendo  as contribuições dos colegas, e a adoção de uma postura de clareza face aos formadores na explicitação de dúvidas são fatores decisivos para um percurso de trabalho bem-sucedido.

As atividades encontram-se organizadas, semanalmente, em pequenas tarefas que exigem a elaboração de um produto (pequenos textos, e experimentação de ferramentas, aplicação de técnicas). Estas produções devem ser encaradas como novas formas de aprender e de refletir sobre cada tema. Está programado um conjunto de atividades que se pretende o mais variado possível, cujas produções integrarão o portefólio de cada formando.

A metodologia de trabalho apoia-se na realização de atividades. Estas têm como suporte diferentes Recursos de Aprendizagem [textos, artigos, ferramentas digitais, sites, vídeos].
Em cada semana, estará disponível um Fórum da Atividade, espaço de trabalho colaborativo.

Em cada semana, serão disponibilizadas as orientações exaustivas de de trabalho , que incluem as atividades a realizar.

Tome Nota que: Semanalmente, as atividades e os temas serão abertas cerca das 12:00 h (hora de Lisboa) na medida em que o nosso módulo tem participantes de vários continentes.

Antes de se organizar para  a  realização de cada atividade deverá:

1) Ler com atenção toda a descrição da atividade;

2) Colocar as questões no Fórum;

3) Iniciar então o seu trabalho.

6. Recursos de Aprendizagem

Os Recursos  de Aprendizagem necessários à ação serão: textos, imagens, áudio, vídeos, ferramentas digitais,  e serão disponibilizados na sala de aula virtual ao longo das semanas em que se realizam as atividades.

Ao longo do curso também poderão ser indicados outros recursos complementares.

7. Ambiente virtual de Aprendizagem

As atividades de ensino-aprendizagem deste curso de formação decorrem na plataforma de elearning Moodle da Liedm.  Em alguns casos é-lhe solicitado que visite outros espaços  e ferramentas e trabalhe neles.

Todas as informações e  instruções das atividades relativas a este módulo serão disponibilizadas em ambiente de classe virtual. É privilegiada a comunicação assíncrona, com relevo para o Fórum de discussão.

Tendo em conta as leituras, o acesso à plataforma, o download de ficheiros, eventuais pesquisas, a elaboração de reflexões individuais e a participação nos trabalhos  ou nas discussões gerais, aconselha-se que cada formando(a) programe semanalmente o seu trabalho.

Lembre-se que todas as atividades são avaliadas e a certificação na ação depende do seu desempenho.

8. Avaliação da aprendizagem

A avaliação será feita  com base num portfolio individual a elaborar por cada formando ao longo do curso.

O e-portefólio  será construído ao longo da ação. Por isso deverá refletir o percurso do/a formando/a, as suas realizações e deverá conter reflexões e análises críticas sobre o seu trabalho, o seu empenhamento, as suas dificuldades e o modo com conseguiu superá-las.  E

O e-portefólio é valorizado por materiais resultantes de pesquisa autónoma, documentos ou produtos de reflexão individual e/ou grupal, registos críticos de participação em atividades (mensagens por exemplo) e pela ligação à prática profissional.

Deste modo, são Critérios de Avaliação do e-portefólio:

1) representatividade dos documentos apresentados [coerentes com as experiências de aprendizagem  da ação]

2) análises demonstradas [adequação e fundamentação]

3) reflexão [problematização, abrangência, profundidade, pessoal/original]

4) organização e apresentação [aspetos formais de escrita e gráficos]

9. Calendário do módulo

Este Calendário apresenta a previsão da distribuição temporal das várias Temáticas de trabalho, das atividades e dos recursos de apoio, de modo a que possa planear, organizar e desenvolver o seu percurso de aprendizagem. Esta informação é complementada por orientações detalhadas em cada semana que deverá consultar com regularidade nesta Sala de Aula Virtual.

Aconselha-se que o formando analise este Guia de trabalho e marque na sua agenda pessoal as datas em que deve estar ativo e os compromissos que tem a cumprir nesta unidade de formação.

10. Semana 1

sta semana vamos explorar e familiarizarmo-nos com o espaço virtual de trabalho. Comece por consultar o documento Símbolos mais usados na plataforma.


Tarefas da semana:

1| Apresentar-se ao Grupo | Turma

Entre no fórum de apresentação e, seguindo as instruções, deixe uma mensagem com a sua apresentação.

À medida que todos se forem apresentando, pode comentar ou fazer observações às mensagens dos outros elementos do grupo.

2| Analisar a Agenda Geral do Curso

Consulte o documento Agenda do Curso. Coloque as suas dúvidas e comentários ou observações no Fórum de Dúvidas & Questões Gerais.

3| Participar na Discussão Online

Analise o documento Guia do Estudante Online [html].

Clique na entrada Gerir o tempo e grave esse documento no seu computador para posterior leitura. Prepare a sua participação na discussão através de uma reflexão baseada na leitura dos documentos e na sua experiência pessoal.

Quando se iniciar a discussão, entre no Fórum de Discussão Semana 1 |Ser estudante online|  para debater com os outros participantes as questões lá colocadas.

Participe ativamente no Fórum de Discussão Semana 1 |Ser estudante online| durante o período do seu funcionamento.

Coloque todas as dúvidas que eventualmente lhe surjam à equipa de formadores.

11. Semana 2

Semana 2