GUIA do Módulo DSF

5. Metodologia de trabalho

A metodologia de trabalho do curso é fundamentada pelo Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta.

A comunicação entre formadores e formandos processa-se maioritáriamente no espaço virtual da plataforma oficial da Universidade Aberta. Contudo  serão usadas em algumas das atividades da ação de formação, dispositivos e ferramentas externas a este espaço. Quando tal  se verificar serão criados os mecanismos de suporte adequados.

A ação dos formandos assenta no trabalho/atividade individual e autónomo, complementado por trabalho/atividades em pequenas equipas e discussões no grupo/turma. Cabe ao formando responsabilizar-se pelo seu percurso de aprendizagem, sendo auto-organizado e activo no processo. ( Cf. Modelo Pedagógico Virtual ® da Universidade Aberta, Aprendizagem Centrada no Estudante, pp 10).

A ação dos formadores assenta no apoio aos formandos na exploração dos temas a abordar e na clarificação de aspetos eventualmente mal compreendidos ou onde surjam dificuldades.
Sendo esta uma ação de formação com caráter prático, apela-se à experiência e ao contributo individual para a concetização das competências e objetivos da ação.

O empenhamento continuado dos formandos, a abertura aos pontos de vista dos outros, nomeadamente lendo  as contribuições dos colegas, e a adoção de uma postura de clareza face aos formadores na explicitação de dúvidas são fatores decisivos para um percurso de trabalho bem-sucedido.

As atividades encontram-se organizadas, semanalmente, em pequenas tarefas que exigem a elaboração de um produto (pequenos textos, e experimentação de ferramentas, aplicação de técnicas). Estas produções devem ser encaradas como novas formas de aprender e de refletir sobre cada tema. Está programado um conjunto de atividades que se pretende o mais variado possível, cujas produções integrarão o portefólio de cada formando.

A metodologia de trabalho apoia-se na realização de atividades. Estas têm como suporte diferentes Recursos de Aprendizagem [textos, artigos, ferramentas digitais, sites, vídeos].
Em cada semana, estará disponível um Fórum da Atividade, espaço de trabalho colaborativo.

Em cada semana, serão disponibilizadas as orientações exaustivas de de trabalho , que incluem as atividades a realizar.

Tome Nota que: Semanalmente, as atividades e os temas serão abertas cerca das 12:00 h (hora de Lisboa) na medida em que o nosso módulo tem participantes de vários continentes.

Antes de se organizar para  a  realização de cada atividade deverá:

1) Ler com atenção toda a descrição da atividade;

2) Colocar as questões no Fórum;

3) Iniciar então o seu trabalho.