Boa tarde :)
Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho.
Parece-me, no entanto, que neste espaço de liberdade tem de ser dar destaque ao fator professor e contrato de aprendizagem, já que são estes elementos que no processo de aprendizagem mobilizam e orientam todo o trabalho do aluno.
Claro que neste ambiente a presença do professor é discreta. Tem de ser. Mas é o professor que desenha todo o processo e que vai em momentos pré-definidos orientando o aluno.
Aqui nesta formação, não ouvi/li ainda a expressão contrato de aprendizagem, mas penso que o GUIA do Módulo DSFLivro é o equivalente.
Destaco aqui este aspeto, porque podendo parecer uma verdade / realidade óbvia, é um aspeto que temos, nós, alunos online, tendência a descurar pela tal ausência "física", mas que se torna essencial para o desenvolvimento das várias tarefas: respeitar as orientações dadas para realização das tarefas / atividades. É dessa forma que a aprendizagem se concretiza.
Até
R.
Olá Rosalina!
Quando referes "uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho", esta é para mim uma das inúmeras mais-valias do ensino online. A flexibilidade que nos é dada em organizarmos e gerirmos o nosso estudo de acordo com as nossas possibilidades (profissionais, familiares) é fantástica...claro está que acarreta um elevado grau de responsabilidade por parte do estudante online, contudo a presença do professor, ainda que "discreta" é fulcral, pois orienta o estudante online e esclarece-o monitorizando os seus passos e acompanhando as suas intervenções, contribuindo para a concretização de uma aprendizagem de sucesso, pois é assim que ela emerge. É um fato que a existência de um contrato de aprendizagem, ajuda também a consolidar toda esta dinâmica e acho que tens razão ao referir que o Guia do Módulo DSF é o equivalente.
Um abraço!
Rosalin@ e Marin@,
Alinho com as colegas quanto ser a flexibilidade do tempo nos estudos, um elemento de mais valia, dentre outros! :-)
Na linha da flexibilização do tempo, creio que por si só não é fator preponderante para o sucesso de um dado percurso formativo.
Antes, há de conjugar-se à adequada e necessária organização temporal e planejamento do que se faz ou será feito com os estudos, na perspectiva das particularidades do formando.
Do contrário, poderá ocorrer o descompasso no gerenciamento do elemento flexibilidade e o mau gerenciamento do tempo, é um dos elementos que podem adensar a evasão da educação online.
A capacidade de gerenciar o tempo nas tarefas à distância não é característica simplista, sobretudo, para os formandos habituados com o modelo clássico do modelo de educação presencial.
Atingir a adequada gestão temporal, exige disciplina, força de vontade e determinação, para administrar as múltiplas "abas" - pessoal, familiar e profissional.
E saber lidar com o tempo dos estudos não é apenas uma orientação. É uma condição necessária para o sucesso.
Partindo dessa premissa e apoiando-se na ênfase social e afetiva, atualmente atribuída, é possível rever particulares metodologias de gerenciamento de participações no ambiente e lançar mão da perspectiva de uma aprendizagem colaborativa, de uma gestão temporal coletiva, dentre outros!
O Contrato de aprendizagem e/ou um Guia do Módulo DSF, fazem as vezes de um "norte" antecipado, sobre a demanda que se avizinha, a favorecer a adequada distribuição e gerenciamento do tempo, de modo a prever riscos e administrá-los! ;-)
Lauriza
Olá, Marina :)
Venho só destacar uma expressão tua, quase frase, que sintetiza a minha ideia:
"...elevado grau de responsabilidade por parte do estudante online, contudo a presença do professor, ainda que "discreta" é fulcral..."
Obrigada.
R.
Olá Rosalina,
Obrigada eu! Colaboração aqui...colaboração ali...é isso mesmo que se pretende na aprendizagem online!
Um abr@ço!
M
Boa noite Rosalina,
Concordo sem dúvida nenhuma com a tua afirmação: "Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho."
Claro que, como tudo, tem as suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem, para mim, é poder participar no horário que temos disponíveis para esse efeito, podendo conjugar com os horários profissionais e familiares que temos.
A principal desvantagem é o risco que corremos de nos perdermos na flexibilidade de horário, facilitando um pouco a nossa participação no curso.
O papel do professor neste contexto é essencial, pois apesar de ser um papel virtual implica tanta ou mais aplicação que se tem em formação presencial. É um papel não tão presente, sem dúvida, mas muito atento.
Cumprimentos
Paula Nogueira
Boa tarde,
O meu tempo não tem sido muito ;) por isso só agora estou a entrar neste fórum.
A Rosalina diz, e muito bem, "Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho."
É sem qualquer dúvida uma grande verdade e isso tem sido fundamental neste momento da minha vida. Mas observando, a cada dia que passa, a quantidade de e-mails que tenho recebido leva-me a pensar "não estarei a ficar de fora?".
Aqui estou eu a tentar não ficar de fora e entrar nesta nova caminhada.
O professor é e será sempre um apoio fundamental no sucesso do aluno. Sentir que somos apoiados por alguém faz com que a motivação seja maior e a probabilidade de desistirmos muito menor.
Mónica Velosa