Olá A Todos :)!
Segundo as Orientações para esta semana devemos fazer e apresentar até ao final do dia de hoje (12/06) uma síntese muito curta.
Como não vou poder "comparecer" logo...aqui deixo o meu pequeno contributo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
A comunicação em ambiente virtual é diferente da comunicação presencial. Quais são as grandes diferenças?
Foram discutidas e propostas duas abordagens relativamente a esta questão. Por um lado, com maior relevo, desenvolveu-se uma leitura das diferenças a partir de um “traçar de um quadro” de vantagens e desvantagens/pontos fortes e pontos fracos da Comunicação em ambiente virtual. Por outro, refletiu-se sobre o caráter neutro do termo “diferença” e ponderou-se a ideia de “As tabelas que apresentam vantagens e desvantagens da comunicação virtual versus presencial por vezes esquecem realidades diferenciadas e muito subjetivas.”
Das várias ideias partilhadas, sobressaiu a identificação de 2 grandes diferenças:
-
A assincronia - considerado um ponto forte da comunicação: não há necessidade de estar todos ao mesmo tempo, Maior tempo de reflexão/ponderação/preparação na construção do discurso/ sobre a temática mas também com pontos fracos como, por exemplo, A possibilidade de maior ocorrência de redundância de comentários
-
A expressão das emoções/linguagem não verbal
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vejam se concordam...e se dá para utilizar.
Até amanhã
Um @braço
Nathalie
Olá :)
Tomo a iniciativa de procurar sintetizar o segundo aspeto em discussão:
- Como tirar partido da comunicação num Fórum de Discussão?
Foram iniciados dois tópicos onde a discussão deste assunto aconteceu. Tal aconteceu, provavelmente, porque o primeiro tópico iniciado tinha um título muito genérico.
Das várias participações, retiram-se os seguintes aspetos que podem ajudar tornar as discussões em fóruns mais produtivas e como diz a Lauriza, citando Silva (2002), serem espaços onde se promova "a comunicação “todos-todos”, dialógica, na qual os elementos são complementares, em a co-criação da comunicação e da aprendizagem".
E os aspetos são:
- Centrar os comentários no(s) tema(s) em debate evitando derivar para questões acessórias ou mesmo irrelevantes de forma a que que os fios da discussão possam ser fluidos, mais ricos, mais articulados e mais dotados de sentido em vez de dispersos. Só se deverão abrir novos temas quando vão ser abordados, efetivamente, novos temas.
- Ler o(s) tema(s) e respetivos comentários, refletir e complementar, resumir, questionar, partilhar, refletir, exemplificar num comentário resposta;
- Ser assertivo, usando um tom construtivo, dialogante e empático.
- Evitar mensagens longas uma vez que se torna difícil a sua leitura e respetivo comentário.
- Participar o mais cedo possível.
Sintam-se à vontade de alterar o que for necessário.
Até
R.
Boa noite Rosalina,
Antes demais, obrigada pela elaboração da síntese.
Depois de ler todos os comentários, acho que sintetizaste o essencial.
Cumprimentos
Paula Nogueira
Boa noite Nathalie,
Antes demais devo agradecer o facto de teres feito a síntese.
Concordo com o que escreveste.
Cumprimentos
Paula Nogueira
Olá Colegas :)
Tomando como referência a primeira questão norteadora “A comunicação em ambiente virtual é diferente da comunicação presencial. Quais são as grandes diferenças?” Destaco os aspectos, tempo e forma de comunicação como elementos centrais. Diferente da modalidade presencial, o tempo passa a ser flexível uma vez que o estudante é quem decide o momento e a forma de administrá-lo. A forma de comunicação, na formação online quase que de modo predominante, passa a ser a escrita, enquanto que no modelo presencial destaca-se a comunicação verbal. Neste sentido, o estudante online deve desenvolver boas estratégias de organização do tempo de estudo e demostrar boa fluência com a escrita.
Relativamente à participação em fóruns “Como tirar partido da comunicação num Fórum de Discussão?”, entre as orientações listadas, em essência a construção do diálogo deve se dar na construção de uma consciência coletiva para fortalecer a construção coletiva do conhecimento. É preciso que cada estudante trabalhe em prol do fortalecimento das redes e das interações.
:) Rosana :)
Olá Rosana,
Conforme encaminhado no Guia "Como participar numa discussão online" foram postadas algumas orientações práticas para participar de forma adequada: manter a discussão centrada nas questões em debate; abrir um novo tema apenas quando se trata de um novo assunto ainda não abordado; inserir as respostas às mensagens no ponto correto do fio de discussão (usar o botão ʺresponderʺ no final da mensagem que se quer comentar); usar os títulos das mensagens, incluindo as respostas, de forma a tentar explicitar o conteúdo essencial da mensagem, para tornar mais fácil a navegação na discussão; evitar mensagens longas e que abordem muitos assuntos; é preferível colocar três mensagens sobre assuntos diferentes do que uma única mensagem acerca de uma grande variedade de tópicos; aceder com a regularidade necessária a um acompanhamento e participação adequados.
Vamos em frente!! Abs Welinton
Olá Welinton,
Como bem colocou, entre os aspectos elencados é preciso ter atenção com os elementos técnicos da sala de aula virtual "inserir as respostas às mensagens no ponto correto do fio de discussão (usar o botão ʺresponderʺ no final da mensagem que se quer comentar); usar os títulos das mensagens, incluindo as respostas, de forma a tentar explicitar o conteúdo essencial da mensagem, para tornar mais fácil a navegação na discussão;". Considero essas orientações de fundamental importância para assegurar a correta sequenciação entre os assuntos levantados para discussão.
:) Rosana :)
Bom dia Rosana,
Esse alerta sobre "inserir as respostas às mensagens no ponto correto do fio de discussão (usar o botão ʺresponderʺ no final da mensagem que se quer comentar), que nos parece algo simples, mas, reflete sensivelmente no tipo de rede e os encadeamentos das respostas na num possível desenvolvimento de inteligência coletiva! Os comando devem ser bem, observados para se obter bons resultados!!
Forte abraço, Welinton
Car@s
Tomei a liberdade de fazer uma primeira iteração da síntese das respostas dadas à última mas não menos importante questão discutida neste fórum:
"Como é que um formando online deve gerir o seu tempo de modo a conciliar todas as suas atividades, de estudo, profissionais, pessoais e familiares?"
Analisando o conteúdo das várias respostas, identifiquei as seguintes estratégias comuns:
- Reserva de um período diário de trabalho para a formação online (constato que a maioria deixa esta tarefa para o final do dia, após as suas outras tarefas dárias)
- Consulta diária da plataforma e respetivas intervenções (mesmo que apenas para leitura, deixando a reflexão para mais tarde)
- Receber notificações (noutros dispositivos, principalmente móveis) das mensagens ou intervenções novas, como lembrete da necessidade de consulta
- Reservar um período mais alargado para trabalhos (tarefa ou atividade concreta) solicitados (sugestão de 48 horas)
- Associar o tempo dispendido a tempo válido (utilizar o pouco tempo disponível de forma focada)
Aceitam-se mais sugestões! :)
Ana Afonso
Olá Colegas :)!
Não tão alegre e graficamente ilustrativo como se fosse, por exemplo, um infográfico, eis (em docx e anexo) a reunião das sínteses propostas!
Apesar de qualquer síntese ser/poder ser subjectiva, pensei que talvez pudesse ser simpático para todos nós ter um doc. que resuma (muito resumidamente ;-)) e assinale, antes de avançarmos para o próximo, o fim deste tópico de discussão conjunta.
Desculpem as referências (em siglas abreviadas) e/ou não referências aos autores, está bem? O importante é o conteúdo construído colaborativa e colectivamente, não é :-)?
Avançando para novo tópico e aprendizagem!
Um grande @braço
Nathalie
Olá, Nathalie.
No que me toca: Muito obrigada. :-) :-)
Como pouco colaborei na discussão, tinha agendado para hoje (depois do jogo de futebol ;-) ) precisamente essa síntese. Ufa, agora não preciso de o fazer. :-)
Obrigada.
[]s MJoão
PS.: Sugestão: se até ao final do dia de hoje ninguém tiver algo a acrescentar, modificar na síntese, a Nathalie pode criar um novo tópico para apresentar a síntese. Fica mais fácil de encontrar.
Obrigada Nathalie :)
Ajuda bastante ter os tópicos reunidos num documento só.
Ana Afonso
Olá a todos.
Nathalie, muito obrigada pelo teu trabalho na elaboração da síntese! E peço desculpa por não ter participado mais ativamente neste tópico.
Saudações amigas,
Isabel
Nathalie, excelente! :)
Gratidão!
@braços,
Olá Nathalie,
Muito obrigada...pela partilha! Confesso que a semana que passou e a que se segue tem sido uma verdadeira montanha russa... ;S
Bom trabalho!
Avançemos então!
Um abr@ço!
Olá :)
Anexo a segunda versão do documento elaborado pela Nathalie.
Acrescentei três aspetos que pareciam relevantes retirados das nossas participações. E retirei também as referências aos autores. Não me parece que estando a fazer um texto / síntese de uma discussão seja necessário. Ficando lá, fica a sensação de texto / rascunho.
Até já
R.
*Os três aspetos que acrescentei estão em cor de laranja.
Obrigado à Nathalie e à Rosaline pela síntese final que produziram.
Abraço
[]NROliveira
Excelente Rosalina :)! Obrigada!
Assim, fica prontinha para se apresentar num novo tópico,como sugeriu a MJoão, não é? Síntese finalíssima :)!
Vou formatar tudo para a mesma cor e fazer isso...para podermos dedicarmo-nos às outras atividades/tarefas que nos estão "a sorrir"!
Até já
Nathalie
Boa tarde,
Obrigada Nathalie e Rosalina pelo trabalho que tiveram ao elaborar a síntese.
Está ótima.
Até já
Paula Nogueira
Rosalina, agradeço a disponibilidade!
Um "que" a agregar!! ;)
Um grande beijinho,
Lauriza
Olá Rosalina, excelente síntese!
Só falta mesmo dar uma opinião pessoal sobre como podem evoluir os fóruns no futuro:
Acredito que haverá uma convergência maior entre as ferramentas de comunicação síncrona/assíncrona, dentro dos novos LMS como já se vê pela disponibilidade de chat e ainda pela inclusão de videochamadas nos fóruns ou espaços da disciplina, dentro do ambiente de ensino, sem recurso a ferramentas externas. Neste caso a comunicação síncrona pode ganhar maior relevância para os estudantes.
Sinceramente, dos plugins que conheço, nenhum me parece ainda muito bom (p. ex: 2 way video chat)...
Obviamente isto ainda é condicionado pela capacidade da infraestrutura de suporte e claro as pedagogias determinam a forma como se vão usar.
Cumprimentos, Fernando Bacelar