Olá Professores! Olá Colegas!
Compreendo que o digital Digital Storytelling, de modo bem simples, consiste na técnica de contar história, por se tratar do contexto digital, envolve a narrativa mediada por diferentes recursos tecnológicos como imagem, som, áudio. Tem como característica o forte aspecto emocional.
Em virtude dos diferentes recursos tecnológicos pode envolver desde um a simples sequência de textos e imagens até pequenos filmes com recursos mais elaborados. Para além da simples exposição de informação, a combinação dessa técnica apoiada por recursos digitais tem como forte apelo promover elementos persuasivos, instrutivo e muita criatividade.
Será que o "velho e bom power point" é um Digital Storytelling? Já fazíamos isso antes e não sabíamos? E o Prezi é uma versão mais animada de Digital Storytelling?
Seguimos no diálogo.
:) Rosana :)
Olá Rosana,
Creio que as ferramentas sejam inspiradas, aperfeiçoadas e transformadas considerando outras ferramentas já produzidas! Percebo que as ferramentas alcançam os objetivos para a finalidade que foram produzidas, se o utilizador tiver a competência para aplicá-la de forma correta! Caso contrário não surtirá os efetivos desejados. Por exemplo, Prezi trabalha em profundidade e PowerPoint por lateralidade, se o produtor não observar essa particularidade as ferramentas não se diferenciam!!
abs Welinton
Welinton,
No viés de..."as ferramentas sejam inspiradas, aperfeiçoadas e transformadas considerando outras ferramentas já produzidas!"...
Creio concentrar-se nesta perspectiva, um robusto e incessante movimento, em prol do aprimoramento e da busca por apresentar uma nova geração de ferramentas digitais, que cumpra as requisições de dado momento
Observa-se um "ir em direção de..." aliar concepção(ões) e aplicação(ões), de modo a promover a usabilidade, a economia ou baixa de custos, atender aos critérios de acessibilidade, ergonomia ... e tantos elementos mais e favorecer o substabelecimento de características básicas, tais como, a autoria, o compartilhamento, a interação e colaboração...e em assim sendo, adensar a criação e manutenção de comunidades de aprendizagem e promover o envolvimento dos sujeitos, nelas inseridos.
[]'s
Olá Lauriza e Welinton,
Como podemos observar neste link (http://www.arede.inf.br/12-plataformas-para-criar-videos/) os usuários podem encontrar diferentes ferramentas de animação e vídeo. Confirmando a colação da Lauriza sobre o baixo custo percebe-se a chamada do site "Precisa produzir um vídeo profissional gastando pouco? Isso é possível graças a alternativas gratuitas ou de baixo custo disponíveis na internet.", por um momento faz o usuário pensar que tudo é tão fácil e simples, mas sabemos que do aspecto da aplicação/utilização não será.
Ainda na mesma chamada apresenta-se a lista com algumas opções de recursos para essa finalidade (animação), entretanto, também segue o alerta "A tarefa exige um tempo para aprendizado", ou seja, embora tenhamos diferentes opções, os usuários deverão desenvolver competências para utilizá-las, assim adquirir competências implica em adquirir conhecimentos, habilidade e atitudes acerca das mais diferentes ferramentas e ser capaz de aplicá-las ao contexto, seja formal ou não formal, educativo e/ou corporativo.
:) Rosana
Olá Rosana,
Resgatando "embora tenhamos diferentes opções, os usuários deverão desenvolver competências para utilizá-las, assim adquirir competências implica em adquirir conhecimentos, habilidade e atitudes acerca das mais diferentes ferramentas e ser capaz de aplicá-las ao contexto, seja formal ou não formal, educativo e/ou corporativo." Neste encaminhamento, a rede além de interesse mútuo não poderá haver formação de "panelinhas" ou grupo que se apoiam por proximidade regionais, mas, romper essa prática para laciar multiplicidades de interação no grupo e entre os diversos grupos!!
abraços, Welinton
Bom dia Welinton,
A sua resposta no todo chamou-me a atenção! :]
Principalmente o trecho em destaque - "a rede além de interesse mútuo não poderá haver formação de "panelinhas" ou grupo que se apoiam por proximidade regionais, mas, romper essa prática para laciar multiplicidades de interação no grupo e entre os diversos grupos!!"
Well!! Well!!...dito está!! :))
[]'s
Olá Lauriza,
Nesse caminho, sempre em frente! Abraços Welinton
Olá Rosana!
A cada dia mais e mais e por conta dos muitos anos na Educação Infantil e Anos Iniciais, aposto na máxima "contar histórias é uma arte" e privilégio de poucos contadores!!! ;))
Em conformidade com o diálogo proposto por você, é inevitável, lê-lo e não refletir acerca dos tantos rótulos que, por vezes, metem-nos goela a baixo!! ;)) e lá seguimos, a correr e correr...na tentativa de engoli-los em grandes goles! :))
Pois bem, contar história é um rico fazer, que requisita do contador artifícios para promover a sedução no ouvinte, bem como, provocá-lo, de modo a atender os fins que se pretenda! Contudo, essa tradição oral que ocupa a imaginação humana há milhares de anos, antes mesmo da invenção da escrita, ganha, neste tempo, "nova" roupagem para atender a circularidade do conhecimento.
Perguntas se o "velho e bom power point" é um Digital Storytelling!! Penso que sim!! E devolvo, por qual motivo não seria ou poderíamos utilizá-lo?!!
Se o Prezi é uma versão mais animada de Digital Storytelling!! (adorei a perspectiva!!) Alinho!! ;))
Porém... após encontrar este rol de ferramentas para apoiar a criação de um DS, vejo que há qualquer coisa no ar.. ferramentas mais atrativas, a atender a ... pós-contemporaneidade???!! já que o Prezi é atualíssimo!!) :) assim, ""nada" como dantes no Quartel de Abrantes" ;))).
Conclusão - As ferramentas e/ou meios, quer atuais ou démodés, rsrsrs... podem apoiar-nos em uma positiva contação de histórias, contudo, o "estado da "arte" desta tarefa complexa, é qualquer coisa que ultrapassa os meios em apropriação!!
Beijinhos!
Olá Rosana!
Veja a partilha da Diana em outro tópico - https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12653/1/039NDJoao.pdf acerca do PPT.
Um plus a nossa prosa!! :]
...possibilidades & possibilidades...nada de caixinhas hermeticamente fechadas!
[]'s