Olá a todos,
Após uma dúvida apresentada pela colega Rosalina, decidi criar este tópico, onde transcrevo a resposta dada e que pode ajudar a dissipar algumas dúvidas.
Para esta atividade (eventualmente a mais complexa), temos que pensar na mensagem/conhecimento/ideia, que pretendemos transmitir. Só após esta escolha é que devemos partir para a elaboração do Scritp e pensar, que cenário/enquadramento posso criar para transmitir essa mensagem/conhecimento/ideia. Neste momento, é muito importante ter presente qual o nosso público-alvo (jovens, adultos, alunos, ...), uma vez que esse cenário e o tipo de linguagem a utilizar será em função deles ( nas indicações da atividade surge descrever a audiência, mas foi um lapso, é conhecer, para definir como será a mensagem).
Depois desta fase, começamos então a parte da escrita, criando um enquadramento com o cenário (local) e o apresentar o problema/dilema, que vai ser o mote da narrativa, para ser chegar a uma solução/resolução, que será a mensagem/conhecimento/ideia que se pretende transmitir. Por exemplo, pretendo transmitir a ideia da importância da orientação pelo Sol e o conhecimento de como se realiza, para os meus alunos. Para isso, crio por exemplo uma narrativa, onde um jovem no meio de uma brincadeira/passeio pela floresta, com os amigos se perde dos restantes ficando completamente desorientado. Ele sabe que no limiar da floresta está o oceano que fica a Oeste, no entanto, no meio da floresta ele não sabe para que lado fica esse ponto cardeal. No meio do pânico, recorda-se do seu professor de Geografia ter mencionado numa das aulas, que o movimento aparente do Sol, é de Este para Oeste e como está a chegar o final do dia ele começa a caminhar em direção ao Sol e consegue sair da floresta e encontrar os amigos e família. Claro que meio disto, poderia criar vários momentos de tensão ou de humor, depende do estado de espírito que pretendo dar à história.
Esta é uma pequena situação de um possível Script criado de forma resumida, apenas para vos poder exemplificar o prentendido.
Espero que com esta "pequena" história, possa ter ajudado a encontrarem o vosso Oeste :)
Continuação de bom trabalho,
José Carlos Figueiredo e & Lina Morgado
Grata José Carlos pelo "norte" :)) Abraços,
Obrigado José Figueiredo!!
abs Welinton
Olá a todos!
José, muito obrigada pelo esclarecimento...A sua história parece tão natural...tão fácil...mas bem, o problema é que ainda estou a ter dificuldades em usar a bússola.
Vou tentar dar um enquadramento ao que pretendo fazer...mesmo tendo o receio de estar a forçar algo...
Este ano fiquei numa escola onde há uma disciplina intitulada SER+. Nesta disciplina, os alunos dos quatro anos relativos ao primeiro ciclo aprendem, praticam, interagem e relembram valores pertinentes na sua formação e consciencialização como cidadãos ativos na nossa sociedade, nomeadamente, o respeito pelo outro, a ideia da partilha, o saber aceitar que não somos todos iguais e que é importante ser-se tolerante, o ter consciência de que há meninos que têm tudo - desde os pais aos brinquedos, até ao mais insignificante que se possa imaginar... - e outros que nada têm, que o saber partilhar é importante, enfim...um conjunto de situações comuns na nossa sociedade mas que, muitas das vezes aos olhos das crianças e também dos nossos, por vezes, é difícil de aceitar e de lidar.
É baseando-me neste contexto que tenho estado a criar o meu script...o meu receio é que seja um tema demasiado"pesado", mas é real e tangível para todos nós os que lidam com ensino, além do que no final tem uma moral também muito real e tangível. Contudo, pretendo aligeirá-lo fazendo uso da narrativa na 1ª pessoa usado a voz de um menino de nove anos, de modo a criar uma maior empatia e identidade com a faixa etária do meu público alvo - meninos do 1º ciclo.
Confesso que ainda não sei se a minha bússola me aponta no caminho certo. Mas, enfim, continuo a tentar "desbravar o meu caminho"! Pensei imenso e tive muitas dificuldades em pôr a "mudança de arranque" e, confesso que só ontem a ler uma história de boa noite ao meu filho é que o "carro" começou a dar os primeiros solavancos. De qualquer modo...qualquer dica que venha será certamente para me ajudar na direção certa! De qualquer forma é bom contar com o apoio de todos!
Um abraço,
M
Boa noite Prof. José Carlos,
Grata pela explicação. Já me orientou um pouco mais.
Agora a primeira tarefa (que não é fácil) escolher o tema que vou abordar e depois como o vou desenvolver para cativar o público-alvo.
Cumprimentos
Paula Nogueira
Desde já obrigada pelo esclarecimento :)!
Como a Adelina referiu, o que é algo que nos parece inato quando passa para este contexto parece bem mais complexo :).
Que tema abordar? Como fazer com que esse tema seja apelativo ao público-alvo?
Enfim, vamos tentar fazer algo engraçado e interessante :)!
Até breve,
Diana
Boa noite!
Obrigada pela orientação, professor.
Uma das dificuldades maiores na elaboração do script, para mim, consiste em tentar visualizar o resultado final e temer não conseguir reunir os meios e os materiais necessários a uma concretização aceitável... Mas o caminho faz-se caminhando, etapa a etapa, e lá chegaremos, aprendendo.
Saudações cordiais.
Isabel