O Digital Storytelling (DS), ou narrativa digital, resulta da combinação entre a arte tradicional de contar histórias e recursos multimédia (imagens, áudio ou vídeo), em torno de um tema escolhido e com um ponto de vista particular, com o objetivo de criar um pequeno filme, habitualmente com uma forte componente emocional.
Normalmente, começa com um roteiro direcionado por um determinado objetivo e transmitido do ponto de vista ou perspetiva do autor. Uma narrativa digital deve ter uma estrutura em que a história deve ter um princípio (situação), um meio (complicação) e um fim (resolução). As ideias e emoções subjacentes, são apoiadas por música ou outros efeitos áudio, imagens pessoais ou de domínio público, animações ou vídeo. Ao juntar todas as peças e, após fazer a edição da narrativa digital, o autor cria um pequeno filme, de 2 a 4 minutos (ou de 3 a 5 minutos), num ou em vários formatos de ficheiros. Por um lado, a narrativa digital centra-se numa questão dramática ou questão-chave, que capta a atenção de que visualiza e que é respondida no final da história. Por outro lado, apoia-se em conteúdo emocional que contribui para o envolvimento do público. A utilização da própria voz é uma forma de personalizar a história conferindo um cariz mais pessoal, ao mesmo tempo que, ajuda na compreensão do conteúdo enquanto a banda sonora (música e som) sustenta o enredo da narrativa.
O DS é um processo significativo, dado que, a dinâmica de criar uma história digital cria, não só, uma oportunidade de reflexão sobre a vida, mas também, a possibilidade de encontrar ligações profundas com o assunto escolhido e trabalhado. Para além disso, permite também:
- a promoção do sentido de individualidade e de propriedade das criações;
- a oportunidade de experienciarem a auto-representação;
- o desenvolvimento da proficiência em tecnologia digital e do pensamento crítico;
- o aumento da literacia tecnológica e dos média.
Apesar disto, também existem aspetos negativos a referir:
- é um processo mais trabalhoso;
- são difíceis de avaliar;
- a utilização da tecnologia digital pode requerer um apoio significativo;
- podem existir questões relacionadas com a propriedade intelectual.
No ensino-aprendizagem, o DS pode permitir fazer a ponte entre áreas disciplinares muito distintas, aumentar a literacia da informação e pode ser usado na elaboração de e-portefolios.
Ana Margarida