Creative Commons _ o passo seguinte natural

Creative Commons _ o passo seguinte natural

por Deleted user -
Number of replies: 0

Olá a todos!

Parece-me que as licenças CC seriam o passo seguinte na evolução natural deste mundo virtual.

Não faria muito sentido, num mundo em que cada vez mais criamos, recriamos, usamos e partilhamos recursos, de todas as formas e feitios, na internet, manter a inflexibilidade dos direitos/obrigações do Copyright.

É claro que quem cria tem que ver essa autoria reconhecida e receber o mérito devido cada vez que alguém usa o seu trabalho.

Por exemplo, como formadora, já criei inúmeros manuais e outros recursos pedagógicos que são disponibilizados aos formandos e depois utilizados sem qualquer permissão.  Mas, por outro lado, também não foram registados sob nenhuma licença!

Estabelecendo um meio termo, as CC permitem aos autores deter alguns direitos sobre os recursos criados mas ceder outros de forma a promover a partilha da propriedade intelectual, licenciando o uso que se faz dos mesmos. Assim, as CC têm várias modalidades, todas requerem a atribuição de uma licença, variando depois na especificidade e condicionantes do uso dos materiais, por exemplo: “No Derivatives,” “NonCommercial-NoDerivatives”, “Share Alike"...

Nos dias de hoje, com a profusão de ambientes virtuais de aprendizagem, informais e formais, o maior desafio destes ambientes passa por ser capaz construir comunidades virtuais contextualmente ricas, nas quais tem lugar a aprendizagem colectiva e individual, e onde os aprendentes são responsáveis, não apenas pela sua aprendizagem mas, também, pela construção colectiva de espaços de pertença onde o conhecimento colectivo se desenvolva.

Ora, construir este conhecimento coletivo requer o acesso a recursos múltiplos, de diversas fontes e autores, e o tempo e esforço despendidos a solicitar permissões pode e deve ser alocado ao processo de ensino-aprendizagem.

Nesta visão, parece-me, as CC representam uma mais valia para a promoção do pensamento crítico, para a  construção coletiva do conhecimento.

Ana Afonso