Rosalina_O que é o Digital Storytelling

Rosalina_O que é o Digital Storytelling

por Deleted user -
Number of replies: 0

Olá :)

Venho fazer a minha reflexão. Desta vez mesmo em cima do fim do prazo... Recolhi as informações no princípio da semana, mas, e porque me pareceu uma tarefa que iria necessitar de apenas cerca de cinco a seis horas, no total, incluindo as duas componentes, A e B, fui protelando... Péssimo hábito. :D

Mas, pronto. Tem de ser hoje.

E, como entretanto, quando entrei, li o último post da professora sobre a tradução da expressão digital storytelling, vou começar por aí.

Se é certo que colocado no google tradutor o equivalente a digital storytelling é narrativa digital, também é verdade que na sua formação storytelling é uma palavra composta pelo verbo tell que tem como primeiro sentido dizer. Logo, parece-me que storytelling deverá estar sempre associado à arte de contar histórias oralmente. À tradição oral. Pessoalmente, associo esta "nova" forma de contar contar histórias a essa tradição que ia passando de geração em geração pela "palavra falada".

E do que pude ler parece-me que a mais simples e completa definição de digital storytelling é  a que podemos encontrar aqui: "Digital storytelling is the practice of combining narrative with digital content, including images, sound, and video, to create a short movie, typically with a strong emotional component." E não posso também deixar de fazer referência ao slide 3 da apresentação OER1, notando que nesse slide por  cima de da palavra "storytelling" estão balões com as onomatopeias blá-blá, remetendo para a oralidade.

Por fim, quanto a mim, o elemento fundamental, o motor, na construção de uma digital Storytelling é a definição / escolha do ponto de vista do autor/narrador. É o primeiro elemento a aparecer na apresentação dos sete elementos identificados como necessários para a construção de uma digital storytelling e, de facto, é ele que vai condicionar toda a construção. Lembro, por exemplo, a situação apresentada no texto de apoio Text 1: 7 Coisas que deve saber sobre Digital Storytelling. O David para construir a sua digital storytelling opta por apresentar aos colegas uma faceta sua que era desconhecida. Ora, é a partir dessa escolha, desse ponto de vista, cuja escolher provavelmente ninguém estaria à espera, que ele irá conseguir encontrar forma de prender a atenção dos outros (A questão dramática). Pelo menos é essa a expetativa que ele próprio cria: "He finds himself relishing the opportunity to present a side of himself that many of his classmates don’t know."

Dos restantes elementos, destaco a importância da inclusão da voz. Por exemplo, no

vídeo que nos é sugerido no slide 12 da OER2, é a voz que lhe confere um cariz mais pessoal e único e ajuda a processar toda a informação que nos vai sendo dada pelas imagens, música, e texto escrito (pouco...). 

E parece-me que, para já, é tudo.

R.