Compreender o Storyboard

Para compreender o Storyboard 

José Carlos Figueiredo

Depois do primeiro impacto ao conceito Storyboard, vamos continuar a ver, que afinal é um processo simples. Não é necessário ser nenhum especialista a desenhar. O storyboard, é apenas uma representação visual, simples, de como ficará organizada a nossa narrativa. Os desenhos e símbolos a utilizar, não necessitam de grande detalhe (imagem 1), apenas servem como indicação, para a fase de produção, assim como a referência aos sons, soundtrack ou voz-off a utilizar. Uma outra opção, que também considero muito funcional e que serve de imagem de capa deste fórum, é a utilização de post-its, pela facilidade que permitem em serem deslocados na linha de tempo da nossa narrativa.

.

Quem não se sentir confiante com os exemplos já apresentados, pode também recorrer ao PowerPoint, para criar o storyboard (cada slide, uma cena/frame).

Deixo também 2 vídeos, que apresentam exemplos extremamente simples de storyboards.

 

 Modelos de Storyboard

Para construir o storyboard, não é necessário ter grandes competências ao nível da ilustração, uma vez que este processo, corresponde apenas ao esboço, da estrutura que terá a narrativa. Tal como refere Lambert (2010), uma das grandes vantagens da utilização do storyboard é possibilitar a visualização do desenrolar da narrativa, admitindo a introdução de alterações, de uma forma rápida. Situação que será bastante mais complicada, quando a narrativa já estiver na fase de edição digital. O segredo passa por inserir, pequenas quantidades de informação, que possibilitem uma leitura rápida e dinâmica do storyboard, alterando assim a sua ordem, se necessário, sem perder a sequência da mensagem que se pretende transmitir. Nesta fase, as ilustrações não têm que ser perfeitas, mas têm que conseguir transmitir o significado e as emoções em torno da mensagem, verificando o que funciona, ou não. Conseguindo que tudo funcione no papel, será um preciso auxílio para a fase de edição. (Figueiredo, 2014, p. 36. )

 

Exemplos de Modelos de Storyboard

Não existe um modelo padrão de Storyboard, mas sim muitos modelos para organizar e visualizar a estrutura da narrativa. Deixo aqui alguns exemplos, para que possam escolher, aquele que melhor se enquadra na vossa forma de organizar a informação.

https://www.storyboardthat.com/storyboard-creator

https://www.printablepaper.net/category/storyboard

Exemplo Modelo Curso DST

 

Título

 

Descrição:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto/Voz-off:

 

 

 

 

 

Soundtrack/Sons:

 

 

 

Título

 

 

 

 

Última alteração: Antradienis, 5 liepos 2016, 16:51