Olá Lau,
Concordo com o que referes quando ao devermos de ser assertivos e sucintos!
Em inglês há uma expressão "stick to the point", ou seja devemos cingir-nos ao que está a ser discutido para a discussão seja "de boa qualidade", evitando assim o uso de "palha"(!) que pode minar o fluxo da discussão, pois o que importa mais do que a quantidade é a qualidade!
Outra situação tem a ver com a importância em centrar a discussão nos temas em análise, para que os fios da discussão possam ser fluidos, mais ricos, mais articulados e mais dotados de sentido em vez de dispersos. E, só abrir novos temas quando vão ser abordados, efetivamente novos temas!
Intervir mais vezes e com mensagens "menos" longas pois que lê mensagens longas pode ter tendência a dispersar mais a atenção. É preferível participar mais, acedendo com maior regularidade, em detrimento de escrever mais! Mais uma vez pretende-se a qualidade e não a quantidade!
Não chegar tarde é outra máxima...se não queremos perder o fio à meada é importante estarmos atentos e participar adequadamente e atempadamente, para que a discussão seja viva, ativa e de qualidade, evitando desse modo um número excessivo de mensagens para analisar, ou que a temática já tenha sito exaustivamente discutida e já não hajam pontos para intervir, excetuando uma síntese ou um resumo do que foi abordado e criando assim, colaborativamente, um "sumo concentrado" !
Um abraço! ;)