Olá!
Realmente, a criação de um espírito de comunidade é importante para ultrapassar barreiras do e-learning, nomeadamente a questão da distância e falta de momentos presenciais.
Em e~learning, o espaço online e as ferramentas devem ser explorados continuamente, para que se tornem familiares.Isto torna mais fácil a partilha construtiva. Também ao tornar a convivência neste espaço mais natural, leva a uma maior empatia entre os colegas.
É importante a contribuição adequada, acrescentando conhecimento e evitando a repetição, o que muitas vezes é complicado em fóruns de discussão: o que fazer quando já foram explorados todos os tópicos e feitos vários resumos das discussões?
Como refere o texto “Como participar numa discussão online”, é importante participar o mais cedo possível.
Além disso, uma verdadeira comunidade de aprendizagem não é fácil de construir. É necessário tempo e investimento pessoal, tanto dos estudantes como dos e-moderadores para ultrapassar a fase da “comunidade de acumulação de conhecimento” para uma comunidade colaborativa, reflexiva e conducente a uma perspetiva crítica dos assuntos discutidos.
Abraços, Fernando