MJoão_Quantas histórias

MJoão_Quantas histórias

por Deleted user -
Number of replies: 10

Olá,

Partilho uma foto que me parece ser predestinada para ilustrar uma história de chegadas e partidas (encontrei esse banco numa estação de comboio antiga).

A foto está sob uma licença do tipo CC BY-NC-SA 2.0 (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0, conferir em https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/ ). 

A foto está embebida neste texto e é uma hiperligação. Ou seja, se clicarem na foto, serão automaticamente direcionados para o original e respetivas informações (autor, datas, etc.).

Basta isso? Ou tenho que colocar a informação do autor visível junto à foto? 

Espero que gostem.

[]s MJoão

19-01-2015

In reply to Deleted user

Re: MJoão_Quantas histórias

por Deleted user -

Oh! João...

Que foto linda...ancestral...

Só de olhar, penso em quem o terá construído...tens muita razão quando referes que é uma foto predestinada para ilustrar partidas e chegadas.

Quanto à tua questão, bem...a foto é tua, certo? De acordo com  o link que segui, podes partilhar, enfim...tu és a "autora". Quanto a nós, o caso já muda de figura. Tudo depende da forma como a publicaste...mas confesso que esta temática é complexa para mim...até onde é que temos "licença" para ir?!

Agora vem a velha máxima de ler muito bem as "letrinhas pequeninas"!

Abraços!

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Marina.

Se seguires o link, chegas ao Flickr e podes observar qual o tipo de licença está associada a essa foto. Se clicares na setinha tens acesso a uma pequena explicação sobre o que os símbolos significam.

Licenças em Flickr

A licença mais restritiva é a "All rights reserved". Ou seja, podes ver a foto no Flickr mas, sem autorização prévia do autor, não tens direito a algo mais.

Vê também a resposta, muito completa, do Nuno à minha mensagem. Vamos continuar com as nossas descobertas? 

[]s MJoão

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Ola MJoão,

Parabéns pela foto, sendo uma foto tua basta incluí-la neste fórum assim, até porque forneces o local onde ela está.

Eu quando publico fotos também utilizo a mesma licença que utilizaste nessa foto 

Licença Creative Commons uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

E considero que é importante salientar que este é o  

O caminho em perspetiva

a seguir...

A imagem seguinte mostra todas as possibilidades de licenciar os nossos trabalhos partilhados online.

creatvie_commons_picture.png

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá,

Obrigada pela resposta, Nuno. Confesso que o Flickr é uma ferramenta que somente domino de forma muito básica.

Aproveitei e deixei uma "estrelinha" na tua foto. :-) 

[]s MJoão

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde,

Também não estou familiarizada com o  Flickr. Lá vou ter de ir "investigar".

Penso que realmente o Nuno deu uma resposta bastante clara, não fosse ele um pró nestas andanças de tirar fotos e de as partilhar ;)!

As dúvidas surgem sistematicamente quando chega o momento de partilhar algo que não é nosso, quer seja ao nível pessoal, quer seja ao nível profissional!

Confesso que actualmente é algo que me causa alguma angústia, desde do momento em que comecei a ter a percepção de que a identificação detalhada do autor é fundamental.

Eu costumo indicar, se possível, na legenda da imagem, o nome do autor, assim como o link, onde fui buscar a dita imagem.

Enfim, é importante sermos "cuidadosos" com esta temática afinal, se não identificamos o autor, trata-se de uma situação de plágio, usurpação de propriedade alheia :)!

Até já!

Diana 

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Nuno

Obrigada pela imagem resumo das modalidades de licenças CC! É uma espécie de cábula e bastante útil! :)

Uma questão surgiu-me, que não sei se será pertinente neste fórum; se não for não respondam! :)

As fotos que tiramos e colocamos no facebook, também podem (devem) ser licenciadas? Dá-me a impressão que grassa por lá (facebook) o uso abusivo das imagens!

Ana Afonso

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Ana,

Na minha opinião considero que as fotos que colocamos no facebook devem licenciadas, podendo para esse efeito utilizar a atribuição das licenças através do link: http://creativecommons.org/choose/

No Facebook existe sempre a possibilidade de guardar fotos de outras pessoas havendo um abuso das imagens que publicamos. 

[]NROliveira