À procura de clareza!...

À procura de clareza!...

por Deleted user -
Number of replies: 14

Olá a todos!

Confesso que a temática em torno da "Creative Commons Licences" é difícil para mim...tenho muitas dúvidas e, como não consigo dominar muito bem, tenho a tendência de publicar "fotos cá da casa", ou seja, fotos que o meu marido tira ou eu. E, assim, não há margem para dúvidas. Não tenho por hábito publicá-las, pois assim mais ninguém as usa, são únicas...e isso ajuda-me quando tenho um trabalho para apresentar, um artigo, algo para a escola, enfim! Sei, que estou a ser um pouco egoísta...mas também sou  "precavida"!

Da maneira como as coisas estão hoje é complexa a partilha de ...tudo...pois tudo aparenta estar "tão disponível" que é urgente definir como "tudo" pode ser "usado". Quando partilhamos e nada dizemos, creio que é o mesmo que dizer, "Meus caros, aqui está vejam, mas não usem!" quando dizemos como a partilha pode ser feita, temos de respeitar "o que o autor" predefine, o que se chama de "direitos de autor"...no entanto, quanto a mim as areias são muito movediças e as margens dúbias! Mas agradeço muito a ajuda de todos!

Procuremos então a luz, centremos os nossos esforços em torno desta temática e entretanto deixo-vos com mais uma foto...do meu marido, creio que esta foi tirada na Grécia!...

Procurando luz

Abr@ços para todos!

In reply to Deleted user

Re: À procura de clareza!...

por Deleted user -

Olá Marina! :]

As orientações pertinentes ao assunto, publicadas recentemente no ambiente, clarificam a perspectiva de uso da Licença Commons. Na própria rede, há imensos materiais acerca da temática - força!!

O Nuno, nosso colega de turma do mestrado, anda a explorar a temática - veja o link!!

Uma dica!! Vá ao meu tópico e abra o link do Flickr, escolha uma foto de sua preferência. Observe que ao pé das fotografias, encontrará os direitos reservados às mesmas.

Observe-os com atenção e clique sobre os mesmos, lá apreciarás as devidas classificações e as permissões implicadas. 

Penso que assim, consiga cumprir os objetivos pretendido para a tarefa, ok! ;]

Um grande beijinho!!

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Lauriza,

Boa recordação dos colegas!! Veja este artigo (http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto53.htm) sobre direito autoral. Acho que vem ao encontro do debates acerca da

Creative Commons Licences.

abs Welinton

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa noite Welinton, grata pela partilha! =]  

@braços,

Lauriza

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Lauriza!!

O entendimento sobre direito autoral deveria andar junto com as produções cooperativas e colaborativa!!

abs Welinton

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Sim Welinton!! 

Segue um video, bem didático, a clarear a perspectiva enunciada por você, apoiar a Marina e todos nós e reforçar a importância em promover e encorajar o compartilhamento e o reuso de materiais educativos, sob a perspectiva das licenças de direitos autorais

Veja(m)! - 

[]'s

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Marina Moleirinho,

Pois é, autoria é um assunto complicado e difícil de ser pacificados justamente pela falta de entendimento do que seja "AUTORIA". Nessa temática temos que pensar na proteção dos direitos autorais nos cursos ofertados online e produções diversas para essa finalidade. Neste seguimento pode-se encontrar nos referências os direitos morais, direitos patrimoniais, obras intelectuais, obras intelectuais protegidas, autoria, obras coletivas e obras sob encomenda. Pensar e praticar corretamente os direitos autorais requer aprofundamento na legislação nacional e internacional. No Brasil há Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 - Lei de Direitos Autorais (LDA).

A  Licença Creative Commons  é importante para podermos iniciar a nossa fase de conceber uma narrativa digital associada às normativas para cada seguimento!!

Vamos pensar nisso?

Welinton

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde Marina,

Parabéns pela foto! A questão da autoria e os direitos reservados aos trabalhos realizados por nós, sejam eles fotográficos, vídeos ou documentos carecem sempre da reserva da autoria. Falando de fotografia, por utilizar mais, os sites que existem para podermos partilhar os nossos trabalhos hoje em dia têm essa preocupação, tal como foi referido pela Lauriza, o Flickr é uma

Janelapra

para nós (que gostamos de fotografia) e ressalva todos direitos do autor. Quando publicamos as fotos definimos quais os direitos que cedemos aos que visitam as nossas fotos, colocando algumas "grades"/barreiras ao ceder essas imagens sem permissão. 

São estes pormenores

PormenoresdeTrainSpot(Cf.Desc.)

que fazem a diferença. Outra particularidade destes sites é que não permitem salvar as fotografias, pelo menos de forma direta.

Por isso, acho que utilizando as licenças de forma adequada poderás publicar com toda a segurança.

Existem seis licenças CC diferentes. Duas das licenças proibir a partilha de adaptação (BY-ND, BY-NC-ND); três proibindo o uso comercial (BY-NC, BY-NC-ND, BY-NC-SA), e duas que exigem adaptações ser licenciado sob a mesma licença (BY-SA, BY-NC-SA).

Agora só há que confiar e aventurares-te em novos voos...

Vigilance de Nuno Ricardo Oliveira no 500px.com

P.S.: desculpa tantas fotografias... mas são três espaços que podes partilhar com toda a segurança e segundo as regras das licenças Creative Commons.

[]NROliveira

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Nuno! 

Ótimas contribuições e belas fotografias! :)

A janela diz muito...contudo, gosto das cegonhas, sobremodo!! 

Apanhaste uma majestosa "senhora", esguia e esbelta ^^ a vigiar o ninho.

@braço,  

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Nuno!

Não tens nada que pedir desculpa...muito obrigada pela tua resposta...e pelas fotos...são fantásticas! Pelo menos agora já me dá guidelines para começar a descobrir como proceder! Irei investigar, selecionar, publicar, e consequentemente, partilhar!

Como agradecimento deixo-te aqui um por do sol magnifico e um mar bem calminho para nos acompanhar na descoberta em torno das Licenças Creative Commons e também de Digital Storytelling!

por do sol

Um grande @braço e um muito obrigado! ;)

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá colegas...

...cá estou a responder ao desafio...

Segui o trilho da colega Isabel Ruivo e encontrei esta duas imagem no Flickr.

A primeira de Maja Dumat

Aqui fica  link da primeira imagem de acordo com o que consta na Creatived Commons Licence:

https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

A segunda de Cícero R. C. Omena

De acordo com o que consta na Creative Commons Licence deixo-vos aqui também o link da segunda:

https://creativecommons.org/li censes/by/2.0/ 

Que tal? Fico a aguardar o vosso feedback!

Um abraço a todos!

Attachment 10384622226_2a11214d5b_n.jpg
Attachment 13959365912_65435e898a_z.jpg
In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Marina,

quando partilhamos algo e não indicamos nada é como se disséssemos que aquele material tem direitos de autor (não precisamos sequer de incluir o símbolo ©). Se quisermos especificar que o público tem alguns direitos sobre o material então devemos indicar que ele está abrangido por uma das licenças do creative common ou que é do domínio público. Quanto à nossa utilização de materiais o melhor é fazermos uma pesquisa utilizando https://www.google.ca/advanced_search e no fim do formulário escolher o tipo de licença.

Ainda em relação aos direitos de autor há uma pequena "brecha" que é o conceito de "fair use" mas é complicado - https://en.wikipedia.org/wiki/Fair_use .

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Joaquim!

Espero que significativamente melhor! ;)

Obrigada pelo input!

Esta temática, parece-me, que já começa a "encaixar". Mas tenho seguido o conselho dos colegas M. João, Nuno e teu, pois irei dar um look nos links que deixaste.

Um grande beijinho para ti! E votos de rápidas melhoras!...