A. Paula Nogueira - Creative Commons Licenses

A. Paula Nogueira - Creative Commons Licenses

por Deleted user -
Number of replies: 2

Boa tarde a todos,

Confesso que este é o meu primeiro contacto com as Creative Commons. Ao pesquisar verifiquei que existem 6 grandes tipos de licenças. No início fiquei um pouco perdida, mas ao consultar o site da Creative Commons encontrei uma explicação muito clara para cada uma delas, dando uma visão de quando utilizar cada uma:

http://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_PT

Depois encontrei uma outra explicação das Creative Commons, tendo o(s) autor(es) recorrendo a uma banda desenhada e que aplica a licença Creative Common - by:

https://wiki.creativecommons.org/wiki/Spectrumofrights_Comic1

Acho ainda que é importante referir que os países têm vindo a legislar sobre as Crative Commons. No início, as principais licenças Creative Commons foram redigidas tendo em conta o modelo legal norte-americano. A partir da versão 3.0, as licenças passaram a ser redigidas de acordo com a legislação internacional sobre direitos de autor, como as Convenções de Berna e Roma. A partir daí passaram facilmente a integrar as legislações dos países que participam dessas convenções. Em Portugal, as licenças estão também adaptadas à legislação portuguesa, sendo o projeto de adaptação liderado pela Universidade Católica Portuguesa, UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento) e INTELI (Inteligência em Inovação - Centro de Inovação).

Abraço

Paula Nogueira

 

 

In reply to Deleted user

Re: A. Paula Nogueira - Creative Commons Licenses

por Deleted user -

Olá Paula Nogueira e a Todos :)!

Salientou(aste), para mim, dois pontos importantes: a legislação, ou seja, o reconhecimento e adaptação/adequação destas licenças por esse mundo fora e a prática-experiência.

(Pegando no último...)

Embora não seja o meu 1º, 2º,...contacto com as licenças Creative Commons, continuo a sentir-me uma "novata" :-) nesta matéria!

É que imagens (vídeos, músicas,...) CC não querem dizer apenas "abertas e gratuitas", pois não ;)?

Eis uma partilha de experiência:  do "chatinho", invasivo e enganador (patrocinador) Shutterstock.

Com imagens bem mais atractivas, que nos podem "melhor servir" e tudo...o que é uma tentação :)! 

Terei sido só eu a ter caído na "casca da banana" :D?

Bjinho/Ab.

Nathalie

In reply to Deleted user

Re: A. Paula Nogueira - Creative Commons Licenses

por Deleted user -

Olá, Nathalie.

Eu estou sempre "de pé atrás" em portais de photos, para mais de CC0 (ou seja, que permitem a utilização e sem ser necessário enunciar o autor). Mesmo que o sistema tenha estratégias para filtrar imagens com direitos de autor, são os utilizadores registados a subir as fotos e sabemos que muitas vezes quem faz o upload não é o autor. Ou seja, se bem que sistemas como o Pixabay tenham uma boa ideia, essa é utilizada de forma menos correta. Aliás, o mesmo se passa com o YouTube, não é? Quem nunca ouviu um album completo sem que este esteja no canal oficial do artista?

Os exemplos que a Nathalie mostrou até que não é a pior situação. As fotos podem ser reconhecidas pela marca de água e basta não usar. Agora quantas fotografias estarão no Pixabay e portais semelhantes que estão a violar direitos de autor?

É complicado,

[]s MJoão