comunicação virtual versus presencial

comunicação virtual versus presencial

por Deleted user -
Number of replies: 14

olá a todos,

Para inaugurar...

comunicação virtual,

1º ponto forte, asincronia: não há necessidade de estar todos ao mesmo tempo

1º ponto fraco: devorador de tempo

se acharem bem, podia-se traçar um quadro vantagens/desvantagens

é só uma proposta, vejam se faz algum sentido.

Muito obrigada

Isabelle

In reply to Deleted user

Re: comunicação virtual versus presencial

por Deleted user -

Olá a todos.

Seguindo a sugestão da Isabelle...

Ponto forte da comunicação virtual: a objetividade e a clareza necessárias a uma discussão produtiva.

Ponto fraco da comunicação virtual: o atraso na participação nas discussões pode reduzir a oportunidade dos contributos pessoais.

Um abraço amigo.

Isabel

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde,

Uma boa ideia!

Cá vai a minha contribuição:

Ponto forte da comunicação virtual: a possibilidade de desenvolver as nossas ideias resultantes de uma reflexão sobre a temática.

Ponto fraco da comunicação virtual: a redundância de comentários.

Ana Margarida

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Isabel,

aquilo a que chamas ponto fraco na comunicação virtual é, na realidade, um dos seu pontos fortes. É verdade que as interacções assíncronas são menos espontâneas uma vez que o medium através do qual elas são feitas abranda a interacção, mas também permite uma maior reflexão. Num fórum como este onde estamos, um estudante que normalmente não participa num debate quando se encontra num grupo por medo de se expôr, pode, e normalmente fá-lo, participar porque essa barreira comunicacional não existe. Por outro lado, o facto de termos tempo para participar faz com que possamos organizar as ideias e até fazer uma pesquisa mesmo que rápida para aprofundar o assunto que está a ser debatido.

O ponto forte apontado pela Isabelle é verdade e essa liberdade de tempo é uma grande vantagem. Podemos intervir quando tivermos tempo e não necessitamos de estar todos "virtualmente presentes" simultaneamente (e isso leva-nos ao outro ponto que a professora Lina quer que seja discutido: a gestão do tempo). Já não concordo com a parte de a comunicação online ser devoradora de tempo. No primeiro contacto com um curso totalmente online há quem entre em pânico com a quantidade de mensagens que vão aparecendo na caixa de correio mas depois habituamo-nos e consegue-se gerir o dilúvio e ao fim de algum tempo já quase não ligamos.

Joaquim Lopes

In reply to Deleted user

Comunicação assíncrona = maior reflexão

por Deleted user -

Olá :)

Não podia estar mais de acordo com o Joaquim. Sem dúvida que esta é senão a maior vantagem, uma das vantagens de "top". Encontrei neste processo de aprendizagem precisamente aquilo que em ambientes presenciais não é permitido: tempo de reflexão.

Numa aula dita "normal" com a presença de alunos e professores "face to face", o professor exige muitas vezes que o aluno ali, no momento, responda.

Ora, quantas vezes, senão sempre, essa resposta exige reflexão. E há ainda a ponderar o tempo de reflexão que é diferente de pessoa para pessoa.

Portanto, sem dúvida, que eu elegeria esse aspeto - Comunicação assíncrona = maior reflexão - como um dos pontos fortes da comunicação virtual.

Já agora, porque dentro do mesmo tópico, acrescentaria um pormenor: a possibilidade de não responder.

Presencialmente, é quase impossível não respondermos quando somos diretamente interpolados. Aqui, no espaço virtual,  isso é possível, sem corrermos o risco de sermos entendidos como mal educados. As razões podem ser tantas: ou porque não vimos / lemos ou porque não quisemos reagir para evitar discussões infrutíferas ou mal entendidos.

E para já é só.

Até

R.

In reply to Deleted user

Re: Comunicação assíncrona = maior reflexão

por Deleted user -

Olá a todos!

Faço minhas as palavras do Joaquim e da colega Rosalina!

Na aprendizagem online e em concreto quando intervimos nos fóruns, as nossa intervenções são fruto de uma dinâmica reflexiva, sendo esta a grande mais-valia da comunicação assíncrona!   Participamos quando nos é possível...quando conseguimos!

E o uso das emoticons...permite-nos revelar a "nossa presença social" aquando da intervenção, deixando mostrar o nosso estado ou reforçando mais o que pretendemos transmitir, dando-lhes um toque mais pessoal!

Quaisquer intervenções que tenhamos nestes contextos elas, surgem quando conseguimos ter liberdade ou flexibilidade de tempo para o fazermos. Essa liberdade, tal como o Joaquim refere, que surge de acordo com a nossa gestão tempo e organização de estudo, facilita o nosso trabalho, pois permite-nos centrar os nosso esforços no tema em discussão, fazendo com que a nossa reflexão ou interação, em conjunto com as intervenções já feitas, possibilite a partilha e a interação necessárias para a criação de uma aprendizagem colaborativa que se reflete depois numa comunidade de aprendizagem.

Um abr@ço!

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Isabel!

Em licença, :) volto-me aos pontos exemplificados por ti, de modo a adensá-los sob as minhas perspectivas:

- pontos forte da comunicação virtual: a objetividade e a clareza necessárias a uma discussão produtiva;

Consideraria "abrir" o aspecto clareza, de modo a ressaltar as boas e imutáveis regras de etiqueta que hão de estar subentendidas. Experienciei, em dada formação, uma situação degradável pela ausência de tais elementos. Quando ausentes, favorecem as perdas de várias ordens. Tais descompassos impactaram todo um percurso e geraram sectarismo, nada produtivos quando consideramos uma comunidade de aprendizagem, a co-criação e co-produção em rede.

Deste modo, reforço a dose necessária de bom senso e atenção aos elementos de netiqueta, de modo a participação que seja positiva para todos. Para além, redobrar atenção e esforços do mediador, em sendo o caso, a contornar tais situações e conduzir as discussões a bom porto;

No que diz respeito ao ponto fraco da comunicação virtual: o atraso na participação nas discussões pode reduzir a oportunidade dos contributos pessoais;

- precisamos nos ater no que seja o elemento "atraso". Como referenciado por você, o participante deve ter atenção, o tempo hábil das participações - sim é fato! 

Contudo e paralelamente, é imprescindível, que a liberação de fórum na ambientação e, para além da atenção dos participantes em realizar os seus registros em tempo hábil, haja a consideração dos gestores do curso, formação, etc...aos plurais fusos horários, a favorecer a "participação de todos" de modo equânime. 

Do contrário, a consumação de "oportunidade dos contributos pessoais" fica comprometida e pode impactar a participação e contribuição significativas, a subscrever a cultura do atraso em minoria, frente aos demais. O que pode comprometer, por exemplo, a formação de grupos, onde o rótulo do "aluno atrasado" pode perpetuar-se!

@braços! :*

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Lauriza e colegas,

Refletindo sobre "comunicação virtual versus presencial" suscitou que a comunicação presencial será ampla se comunicador e receptor estiverem imerso num ambiente abastecido em meio diversificado para o ato comunicacional. A comunicação virtual, também, necessita dessa diversificação, entretanto, não há espaço para improviso, como na comunicação presencial! Neste caso, a comunicação virtual será mais eficiente à medida que as mídias empregas no curso propiciarem a redução da distância entre locutor e o receptor e vice-versa. Neste sentido, o potencial da comunicação virtual tende estar diretamente relacionado ao modelo EaD/e-learning desenvolvido para aquele curso e associado à cultura dos participantes em cooperar e colaborar no processo comunicativo em curso online. 

Vamos pensar nisso?

Abraço, Welinton

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá :)!

É uma boa proposta, Isabelle! "traçar um quadro" parece fazer todo o sentido.

Porém, quando fala(m) em “vantagens e desvantagens” da C.V. e C.P. isso pôs-me a pensar…é que quando se refere a “diferenças” há, para mim, outra interpretação possível do termo: a de neutralidade.

Eis um exemplo (de 1 grande diferença): A comunicação virtual permite reflexão/ponderação/preparação na sua construção enquanto a comunicação presencial é mais imediata (e espontânea?).

São características diferentes, ou seja, não necessariamente numa perspetiva de melhor ou pior já que ambas encerram em si tanto vantagens como desvantagens, não é?

Bom...espero ter conseguido expressar devidamente o meu pensamento. É apenas outro prisma e outra forma de responder à questão: "Quais as grandes diferenças?", está bem?

Até já :-)

[] Nathalie

Nathalie

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá,

Eu vou "pegar" no que a Nathalie escreveu, e muito bem, e avançar com um ponto que me parece ser importante. As tabelas que apresentam vantagens e desvantagens da comunicação virtual versus presencial por vezes esquecem realidades diferenciadas e muito subjetivas.

De facto, cada um é como é, e há quem se sinta mais confortável em sala de aula e que não tenha qualquer problema em expressar o seu conhecimento ou falta dele perante os colegas (quem não conhece alguém que se "gosta de ouvir"?). Há quem prefira escrever nos fóruns, porque gosta mais de escrever do que falar, porque pode reflectir e escrever depois, porque pode pesquisar e de forma fundamentada deixar um contributo, enfim, por todas as razões que já foram apontadas.

Mas há também, e no e-learning esse fa(c)to é muitas vezes esquecido, quem não goste nem de falar em sala, nem de escrever no fórum. Também um fórum é um espaço público e é um espaço que exige de alguns participantes um esforço enorme. Significa que aprendem menos? Que partilham menos, sim, mas que aprendem menos? Não necessariamente. Quantas vezes temos revisto trabalhos que, sendo da autoria de um participante que "entrou mudo e saiu calado" do fórum, nos surpreende pela sua reflexão cuidada e detalhada? Nesses momentos pensamos, que pena, que pena que ele (ou ela) não tenha partilhado tudo ao longo do  curso.

Divaguei ... A culpa é da Nathalie que me fez pensar. ;-)

[]s MJoão

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá a todos

Todos os aspetos referidos até agora são importantes nesta distinção entre comunicação virtual/online e comunicação presencial.

Há um aspeto que me parece fundamental e diferenciador entre estas modalidades de comunicação: a expressão facial.

A comunicação não verbal, muitas vezes determinante para a compreensão da mensagem é, a meu ver, mais pobre na comunicação online. Este aspeto tem vindo a ser colmatado com o recurso a emoticons mas não estou certa de que o efeito seja, efetivamente, o mesmo. 

O que vos parece?

Ana Afonso

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Ana :)

A utilização das emotions é de facto relevante para enriquecer as nossas mensagens escritas.

E neste ponto não posso deixar de registar aqui uma orientação no processo de classificação das provas finais do 9ºAno que, neste ano, vai substituir a realização de reuniões presenciais pela comunicação online. Dizem os responsáveis que devemos evitar a utilização de emotions.

Li a indicação duas ou três vezes para ver se não estava a ler mal... 

Até

R.

In reply to Deleted user

Re: comunicação virtual versus presencial - emoções

por Deleted user -

Olá Ana e a Todos :)!

Esta questão da linguagem não verbal - da expressividade, das emoções -é uma das grandes questões que se encontra no cerne das diferenças entre C. V. e C.P., não é? Central, entre outros, nos relacionamentos/ interações sociais, no estabelecimento de laços de amizade, ...

Se pedissem a minha opinião há alguns tempos (anos) atrás diria que concordava contigo:  "...mais pobre na comunicação online.". Agora, já não sou tão categórica. Confesso achar que (no sentido de se transmitirem/expressarem emoções) apenas existem diferenças na forma.  Porquê?

- Tenho reparado cada vez mais que a própria escrita, os emoticons, a pontuação e tantos outros símbolos, os vídeos, as imagens,..., funcionam (isto, em termos de comunicação assíncrona).

- Através da comunicação virtual, já me provocaram sorrisos, risos, choros, franzir de sobrolhos, preocupação...e penso que o contrário também aconteceu. 

Talvez comunicar virtualmente exija mais esforço, cuidado e criatividade.  Implica aprendermos a nos expressar neste "novo"  contexto...que é diferente mas complementar, não achas(acham)?

[*] Nathalie 

In reply to Deleted user

Re: comunicação virtual versus presencial - emoções

por Deleted user -

Olá Nathalie e colegas!

Alinho na adoção da "mente aberta" para as plurais formas comunicativas. Como tu, percebo-as como vieses de transmissão/expressão comunicativa ;-) e meios plurais para se atingir a finalidade comunicativa.

Isto por quê?

O processo educacional é marcado por transformações significativas e quebras paradigmáticas e assim, as relações ocorrem em diferentes ambientações e trazem em si, novos e diferentes contornos, exigindo respostas adequadas as "novas" requisições, No caso da CV, havemos de buscar recursividades, na medida de corroborar, transpor e amenizar a crueza da ambientação, e das relações que ali se estabelecem.

E como se ocorre?

Mediante a utilização de emoticons, pontuação, tratamento ao texto, símbolos, vídeos, imagens & afins. que se enquadram como expansores comunicativos, cujo objetivo é adensar à ação comunicativa com um "tom" afetivo e projetar-nos em presença. ;0)

Henri Wallon(1968), já nos tempos idos, reforça o importante papel da afetividade para o desenvolvimento do indivíduo e a permear a sua relação com o outro. Acredita-o como essencial na construção da identidade e favorecimento ao acesso ao mundo simbólico, ancorando a atividade cognitiva e possibilitando avanços.

Garrison & Anderson (2003) creditam à presença social, em dada comunidade de aprendizagem, em sendo a capacidade de os indivíduos se projetarem social e emocionalmente, de forma a serem percebidos como "pessoas reais".

Assim, subscrevo que tais recursividades, aquando em uso, “funcionam em termos de comunicação assíncrona” e provocam “sorrisos, risos, choros, franzir de sobrolhos, preocupação...e tantos outros sentimentos e sensações, constituindo-se pois, em recursos plurais, mas complementares, efetivamente!

É como percebo!! ;D

Beijinhos!

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde,

Ponto forte da comunicação virtual: tenho tempo para pensar/refletir sobre a resposta que eu vou dar. 

Surge a questão: mas desta forma eu tenho possibilidade de debater a temática em questão? Sim, é verdade, não é um debate em tempo real, mas não deixa de ser um debate e pode até ser um debate mais caloroso, mais interessante do que se fosse em tempo real. Tudo porque temos tempo para refletir e pensar no que vamos escrever. Temos é que ter habilidades de pensamento crítico e sermos muito criativos.

Mónica Velosa