E o tempo que voa?

E o tempo que voa?

por Deleted user -
Number of replies: 10

Olá,

Se nada me escapou, estamos em falta com a terceira questão que nos foi colocada: 

Como é que um formando online deve gerir o seu tempo de modo a conciliar todas as suas atividades, de estudo, profissionais, pessoais e familiares?

Nas nossas apresentações individuais este aspeto do tempo, ou melhor, falta dele, esteve já muito presente. Não tenho resposta. Pessoalmente reservei um "time slot" (tive que ir ao translator para ver como isto se expressa em português, que vergonha, e vou levar nas orelhas da Rosalina ;-) ), um intervalo de tempo na minha agenda, sempre ao final do dia, mesmo que isso signifique que o cansaço será meu companheiro. Claro que "não há exceção sem regras" e aqui estou eu no sábado de manhã a tentar recuperar o que não consegui fazer durante a semana. 

Quais as vossas estratégias? Como gerem o vosso tempo no que se refere a um curso online?

Bom fim de semana,

MJoão

In reply to Deleted user

Re: E o tempo que voa?

por Deleted user -

Tem razão MJoão :-)! Estávamos em falta com este tópico.

Também não tenho grande resposta para "Quais as vossas estratégias?". Talvez, depois de estabelecidas as prioridades, o incontornável e o rígido...alguma flexibilidade no horário da/na minha "presença"....

O engraçado é que vejo a forma como giro o meu tempo como uma extensão de mim (ou será espelho?). Das minhas características pessoais de aprendizagem, limites de "disponibilidade" física, mental, etc. e de envolvimento/atenção/concentração, etc. A vocês também?

Há, no entanto, algo que faço e me tem ajudado bastante: o "aparecer" todos os dias. Nem que seja por pouco tempo e só para ler, acompanhar as discussões. Assim não sinto tanto a sensação de estar assolada por tanta informação e falta de tempo ;).

Bom fim de semana!

[*]Nathalie

Deixo-vos aqui o link para um

sobre esta temática, criado por uma Colega (MPeL6), que continuo a achar sensacional! 

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Nathalie e Colegas!

Não tenho dúvida que o acesso diário, sempre que possível, seja uma boa estratégia para acompanhar o curso, a "interação passiva" também ajuda no processo de acompanhamento/assimilação "offline" das comunicações que ocorrem na sala de aula virtual, entretanto, dedicar um tempo para participações concretas e consistentes é de fundamental importância para o alcance dos objetivos.

:) Rosana 

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Maria João,

a minha estratégia para a gestão do tempo vem da minha experiência logo no início do mestrado em que estive quase uma semana sem ir à plataforma e depois vi-me grego para apanhar o fio à meada - foi uma daquelas vezes em que produzimos um número enorme de entradas no fórum. Por isso, tal como tu já reservei um tempo para este curso (apesar de ir lendo as mensagens que vão chegando regularmente - o iPad vai-me avisando quando há mensagens e pensar nas intervenções) – se preciso fazer leituras ou elaborar algum trabalho, o tempo poderá ser alargado.

Quanto à expressão "time slot" acho que, neste caso, pode ser traduzida por "período de tempo".

Bom fim de semana.

JL

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Maria João e colegas

O ensino a distância trazia consigo aquela ideia enganadora de que como não era preciso ir até à "escola/faculdade/instituto" precisava de menos tempo. Ora isto como todos já sabemos é tudo menos verdade...o ensino a distância requer tanto ou mais tempo que o ensino tradicional.

No meu caso pessoal, como neste momento tenho um pequenote com pouco mais de um ano, ter tempo de qualidade para a formação durante o dia é quase impossivel...demasiadas solicitações para permitir a concentração.

Assim, tal como os restantes intervenientes, vou recebendo as notificações, inclusive no telemóvel (assim posso dar uma vista de olhos rápida em qualquer lado). O trabalho mesmo é feito ao final do dia, quando tenho mais sossego.

AnaP

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Mari@ e coleg@s!

No sentido de "conciliar todas as suas atividades, de estudo, profissionais, pessoais e familiares?" é inevitável não lançar mãos de múltiplas agendas e ainda assim, verificar o animus frente as demandas que se apresentam e vencer o cansaço e as cobranças da família, que sempre surgem! :) Sobretudo para quem muito trabalha e quase nunca tem horários diria, tão flexíveis.

Dedico-me as tarefas, as madrugadas e quando possível, no horário de almoço e aos finais de semana, quando possível. :))

Contudo, dentro de mim, travo uma batalha ou diria guerra, diferentemente dos colegas - fuso horário. O que me inquieta e incomoda, confesso! :[

Estou a quatro horas de diferença e à medida que as mensagens saltam na tela do computador, ou a cada sinal de nova mensagem no iphone,  a ansiedade se faz presente e a "sensação de atraso" me assola. Péssimo!! 

Assim, projeto-me em verdadeiro malabarismo mental e temporal, a sublimar e esperar o final de um dia de trabalho para colocar tudo em ordem...ou tentar!!

O que me faz lembrar da Oração do Tempo, de Caetano Veloso:

"(...)Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo, tempo, tempo, tempo
Quando o tempo for propício
Tempo, tempo, tempo, tempo(...)"

e assim caminhamos, a buscar estratégias para gerenciar este que é "um senhor tão bonito"...

Se encontrares a resposta, compartilha, sim!! ;-)

In reply to Deleted user

"tempus fugit" | "carpe diem"

por Deleted user -

Olá, Lauriza :)

Sem dúvida que a gestão do tempo no que respeita o estudo é das tarefas mais importantes e, se calhar, difíceis.

Não há receitas. 

Durante o dia de hoje, após a participação do início da tarde, deixei para agora, propositadamente, esta reflexão sobre a importância do tempo. 

Sabia que ia pegar na ideia do tempo que foge. Iria também preferir a expressão latim "tempus fugit" e depois destas tuas palavras associando o tempo a um prazer legítimo fez-me recordar outra expressão latina: "carpe diem".

E voilá!

Uma possível receita sobre o tempo e a sua gestão online: associar sempre o tempo despendido a tempo sempre válido que se aproveita.

Claro que na prática temos sempre a sensação de que o tempo nos foge, mas isso é porque nos esquecemos das horas que teríamos de perder se fôssemos para as faculdades e/ou centros de formação para frequentar os cursos. Eu, por exemplo, demoraria sempre da viagem ida-volta cerca de uma hora, isto pensando no centro de formação mais próximo.

Depois é reservar pelo menos dois dias (48 horas por semana) para o trabalho online. 

Claro que nem sempre é necessário esse tempo todo, dependerá sempre das propostas.

R.

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Ups! Olá a todos!...Vou pegar na expressão da colega Rosalinda "tempus fugit"  para responder a esta questão...

Esta semana não tem fim para mim e o fim de semana, apesar de ter sido iniciado por um feriado está a parecer-me muito curto...ando mergulhada em avaliações e relatórios do "ensino presencial" que, quando  "pego" no "ensino online", apesar de todas as anotações que faço, tenho a sensação que "chego tarde"!

Ora bem...os que me conhecem, tanto presencialmente como virtualmente, sabem que ando sempre acompanhada de agenda e muitas das vezes faço anotações em papéis que vou colando nos sítios onde passo para não me esquecer de nada do que ainda há para fazer, tentando sempre organizar o meu estudo e gerir o  meu tempo..., mas, confesso que, os últimos dois dias têm sido difíceis e confesso que me sinto mergulhada em mails! Como evitar?

É urgente ser-se disciplinado, saber priorizar  e, apesar de haver sempre muito a fazer, é vital saber organizar, gerir o tempo e estabelecer um horário diário e semanal a cumprir sem falhas! [A partir de segunda, este passo já vai ser elaborado, assim que o próximo tema entrar em discussão, prometo!]. Porquê diário e semanal? Porque o estudante online comunica muito ao nível assíncrono e é importante seguir e estar atento ao que vai sendo publicado, intervir no momento certo e contribuir para uma interação e partilha de conhecimento que se traduzem numa aprendizagem mais rica, diversificada e, consequentemente, colaborativa, pois aprendemos com as contribuições do grupo e com o grupo em que estamos inseridos. Segundo, porque só acompanhando o progresso da discussão é que conseguimos efetivamente intervir e participar na temática que está a ser abordada adequadamente e criar empatia com os colegas e com as intervenções que vão surgindo contribuindo, cooperando e colaborando para que os "fios" de discussão" sejam mais coerentes, ricos, interativos e mas bem sucedidos.

Mas sejam quais forem as sugestões que os colegas tenham no sentido de sermos ainda mais assertivos e certinhos em termos de gestão de tempo...partilhem, pois todas as receitas, estratégias, métodos ou truques (de magia) são muito bem vindos!

Um abraço a todos! ;)

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Marina e colegas,

Julgo que cada um de nós, em função das suas ocupações, estabelece a sua própria gestão do tempo. Truques de magia não há infelizmente!!

Eu trabalho muito com a agenda mesmo não estando a trabalhar. Faço anotações do que tenho para fazer todos os dias senão não me consigo mesmo orientar. Em cada semana ou, em cada período de trabalho, analiso bem o que há para fazer/trabalhar e, depois em função disso, organizo-me. Há alturas em que corre bem e há outras em que é um lufa lufa!

Em geral, trabalho melhor ao fim do dia (com a pequenina durante o dia torna-se mais difícil, embora ela faça umas sestas). Tento acompanhar o que se passa nos fóruns e intervir, se necessário. Aproveito também para ir realizando a(s) tarefa(s) proposta(s).

Ana Margarida

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Pessoal,

Na expectativa da questão "Como é que um formando online deve gerir o seu tempo de modo a conciliar todas as suas atividades, de estudo, profissionais, pessoais e familiares?" Há alguns encaminhamentos inciais para um candidato à cursista online, por exemplo: intencionalidade, equipamento, comprometimento, propensão à socialização, cooperação e colaboração em rede! Gerir o tempo de estudos online é mais complicado do que gerir o tempo em curso presencial, isto é, se não atendidas os requisitos acima. Tem-se como norteador as intenções do cursistas e como se dará as relações sociais no curso. O tempo será curto se as relações interpessoais não estiverem próxima aos interesses dos cursistas, bem como será longo se essa relação aproximar os interesses comuns.

Conciliar todos as atividades é mera concordância de tempo/espaço, onde "duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo! Ou seja, cumpre destaca o primeiro descritor "intencionalidades".

Vamos prensar nisso?

Abraços, Welinton 

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde,

Eu sinto que já tive mais tempo ou então já estive menos cansada;)

O tempo voa e por isso só agora estou a participar neste fórum. Primeiro a família, depois o trabalho e só agora consegui aqui chegar. Espero não demorar tanto tempo para fazer uma nova participação. 

Não sei quando passarei por aqui ou  de manhã, ou de tarde ou de noite? Não sei. O importante é não esquecer que mesmo sendo um tempo flexível, temos de encontrar esse tempo. Por vezes é tão complicado ;(

Mónica Velosa