Boa tarde :)
Estive a ler o Guia do Estudante Online e de todos os aspetos lá registados há dois que não identifico como tendo sido prática usada por mim, na experiência que fui adquirindo na aprendizagem online.
Nesta entrada, irei dedicar-me a um dos aspetos do ponto 4.1. Os fóruns de discussão:
- Preparar a sua participação offline num processador de texto, utilizando a técnica de copiar/colar para colocar a sua mensagem, caso tenha uma ligação lenta ou a plataforma utilizada não mantenha a sua sessão activa por muito tempo (caso o texto seja extenso – mais que um ecrã - poderá anexá-lo como ficheiro, indicando na mensagem o objectivo e conteúdo da sua participação). Isso permitir-lhe-á produzir textos mais reflectidos e melhor construídos, contribuindo de forma mais efectiva para a discussão e garantindo uma avaliação mais positiva do seu trabalho;
"Preparar a sua participação offline num processador de texto" - Nunca fiz isto. Aliás, um dos aspetos que considerei mais interessante e estimulante em todos os processos de aprendizagem online foi o facto de estar naquele momento em que refletia - escrevia - refletia (como agora), em rede. Construí sempre dessa forma todas as participações quer nos fóruns de discussão quem em blogues e wikis.
Provavelmente, fará parte de uma característica pessoal, mas fica o testemunho.
Até
R.