Copy / past

Copy / past

por Deleted user -
Number of replies: 4

Boa tarde :)

Estive a ler o Guia do Estudante Online e de todos os aspetos lá registados há dois que não identifico como tendo sido prática usada por mim, na experiência que fui adquirindo na aprendizagem online. 

Nesta entrada, irei dedicar-me a um dos aspetos do ponto 4.1. Os fóruns de discussão:

• Preparar a sua participação offline num processador de texto, utilizando a técnica de copiar/colar para colocar a sua mensagem, caso tenha uma ligação lenta ou a plataforma utilizada não mantenha a sua sessão activa por muito tempo (caso o texto seja extenso – mais que um ecrã - poderá anexá-lo como ficheiro, indicando na mensagem o objectivo e conteúdo da sua participação). Isso permitir-lhe-á produzir textos mais reflectidos e melhor construídos, contribuindo de forma mais efectiva para a discussão e garantindo uma avaliação mais positiva do seu trabalho;

"Preparar a sua participação offline num processador de texto" - Nunca fiz isto. Aliás, um dos aspetos que considerei mais interessante e estimulante em todos os processos de aprendizagem online foi o facto de estar naquele momento em que refletia - escrevia - refletia (como agora), em rede. Construí sempre dessa forma todas as participações quer nos fóruns de discussão quem em blogues e wikis. 

Provavelmente, fará parte de uma característica pessoal, mas fica o testemunho. 

Até

R.

In reply to Deleted user

Re: Copy / past

por Deleted user -

Rosalina,

as coisas que tu vais descobrir! Eu, à boa maneira portuguesa, apesar de ter "folheado" a documentação, saltei uma série de coisas (incluindo essa) e mergulhei de cabeça.

Quanto ao assunto propriamente dito, também nunca fiz isso. Preparar as coisas antes (escrevinhar umas ideias num papel, por exemplo) sim, mas não usar um processador de texto. O texto que citas diz que "se o texto for extenso" se deve anexar o ficheiro, ora isso torna seguir o fluxo da discussão difícil porque não podemos ter uma visão global das participações e, ao descarregar o ficheiro e abri-lo num programa externo, saímos de onde estamos a trabalhar.

JL

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Joaquim,

"Escrevinhar umas ideias num papel" nunca adotei tal preparação, assim como referido pelo colega. Procedo a leitura, reviro o baú das internalizações e faço o registro, de seguida, conforme o entendimento acerca da proposição. 

Quanto  a relação "texto for extenso"  versus anexar o ficheiro, trata-se de um procedimento, não confortável para mim. Acredito-o gerador de atrasos no fluxo da leitura e perdas temporais.

Para além, os ficheiros anexados, colocam-se a dificultar a compreensão e a culminar em dispersão e desatenção. Sem contar que os aspectos de ergonomia podem ficar comprometidos, pois lançamos mão de "mais cliques" para percorrer um certo trecho. 

Entendo o texto linear,  sem o uso de ficheiros em anexo, a promover maior velocidade, clareza, compreensão do contexto global de dada discussão, a facilitar a construção e retenção das informações.

Lauriza

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Rosalina,

Muito boa colocação :) Dependendo do tipo de fórum e proposta utilizo essa técnica para assegurar que o texto seja mais refletido e melhor construído conforme sugere a orientação. Para ser sincera, não me lembrava dessa dica de orientação para o estudante online, já são tantas experiências que algumas técnicas já ficam internalizadas.

Acredito que ao longo desse caminho de formação e aprendizagens desenvolvemos também um estilo próprio de estudo, entretanto, os comandos e orientações sempre tem como objetivo potencializar a participação do estudante.

Concordo com você quanto característica pessoal, acredito que cada um ao seu modo desenvolva processos próprios.

:) Rosana