Boa tarde :)
Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho.
Parece-me, no entanto, que neste espaço de liberdade tem de ser dar destaque ao fator professor e contrato de aprendizagem, já que são estes elementos que no processo de aprendizagem mobilizam e orientam todo o trabalho do aluno.
Claro que neste ambiente a presença do professor é discreta. Tem de ser. Mas é o professor que desenha todo o processo e que vai em momentos pré-definidos orientando o aluno.
Aqui nesta formação, não ouvi/li ainda a expressão contrato de aprendizagem, mas penso que o GUIA do Módulo DSFLivro é o equivalente.
Destaco aqui este aspeto, porque podendo parecer uma verdade / realidade óbvia, é um aspeto que temos, nós, alunos online, tendência a descurar pela tal ausência "física", mas que se torna essencial para o desenvolvimento das várias tarefas: respeitar as orientações dadas para realização das tarefas / atividades. É dessa forma que a aprendizagem se concretiza.
Até
R.