Professor vs aluno | Contrato de aprendizagem

Professor vs aluno | Contrato de aprendizagem

por Deleted user -
Number of replies: 6

Boa tarde :)

Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho.

Parece-me, no entanto, que neste espaço de liberdade tem de ser dar destaque ao fator professor e contrato de aprendizagem, já que são estes elementos que no processo de aprendizagem mobilizam e orientam todo o trabalho do aluno.

Claro que neste ambiente a presença do professor é discreta. Tem de ser. Mas é o professor que desenha todo o processo e que vai em momentos pré-definidos orientando o aluno. 

Aqui nesta formação, não ouvi/li ainda a expressão contrato de aprendizagem, mas penso que o GUIA do Módulo DSFLivro é o equivalente. 

Destaco aqui este aspeto, porque podendo parecer uma verdade / realidade óbvia, é um aspeto que temos, nós, alunos online, tendência a descurar pela tal ausência "física", mas que se torna essencial para o desenvolvimento das várias tarefas: respeitar as orientações dadas para realização das tarefas / atividades. É dessa forma que a aprendizagem se concretiza.

Até 

R.

In reply to Deleted user

Re: Professor vs aluno | Contrato de aprendizagem

por Deleted user -

Olá Rosalina!

Quando referes "uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho", esta é para mim uma das inúmeras mais-valias do ensino online. A flexibilidade que nos é dada em organizarmos e gerirmos o nosso estudo de acordo com as nossas possibilidades (profissionais, familiares) é fantástica...claro está que acarreta um elevado grau de responsabilidade por parte do estudante online, contudo a presença do professor, ainda que "discreta" é fulcral, pois orienta o estudante online e esclarece-o monitorizando os seus passos e acompanhando as suas intervenções,  contribuindo para a concretização de uma aprendizagem de sucesso, pois é assim que ela emerge. É um fato que a existência de um contrato de aprendizagem, ajuda também a consolidar toda esta dinâmica e acho que tens razão ao referir que o Guia do Módulo DSF  é o equivalente. 

Um abraço!

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Rosalin@ e Marin@,

Alinho com as colegas quanto ser a flexibilidade do tempo nos estudos, um elemento de mais valia, dentre outros! :-)

Na linha da flexibilização do tempo, creio que por si só não é fator preponderante para o sucesso de um dado percurso formativo.

Antes, há de conjugar-se à adequada e necessária organização temporal e planejamento do que se faz ou será feito com os estudos, na perspectiva das particularidades do formando. 

Do contrário, poderá ocorrer o descompasso no gerenciamento do elemento flexibilidade e o mau gerenciamento do tempo, é um dos elementos que podem adensar a evasão da educação online.

A capacidade de gerenciar o tempo nas tarefas à distância não é característica simplista, sobretudo, para os formandos habituados com o modelo clássico do modelo de educação presencial. 

Atingir a adequada gestão temporal, exige disciplina, força de vontade e determinação, para administrar as múltiplas "abas" - pessoal, familiar e profissional. 

E saber lidar com o tempo dos estudos não é apenas uma orientação. É uma condição necessária para o sucesso. 

Partindo dessa  premissa e apoiando-se na ênfase social e afetiva, atualmente atribuída, é possível rever particulares metodologias de gerenciamento de participações no ambiente e lançar mão da perspectiva de uma aprendizagem colaborativa, de uma gestão temporal coletiva, dentre outros!

O Contrato de aprendizagem e/ou um Guia do Módulo DSF,  fazem as vezes de um "norte" antecipado, sobre a demanda que se avizinha, a favorecer a adequada distribuição e gerenciamento do tempo, de modo a prever riscos e administrá-los! ;-)

Lauriza

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Marina :)

Venho só destacar uma expressão tua, quase frase, que sintetiza a minha ideia:

"...elevado grau de responsabilidade por parte do estudante online, contudo a presença do professor, ainda que "discreta" é fulcral..."

Obrigada.

R.

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa noite Rosalina,

Concordo sem dúvida nenhuma com a tua afirmação: "Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho."

Claro que, como tudo, tem as suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem, para mim, é poder participar no horário que temos disponíveis para esse efeito, podendo conjugar com os horários profissionais e familiares que temos.

A principal desvantagem é o risco que corremos de nos perdermos na flexibilidade de horário, facilitando um pouco a nossa participação no curso.

O papel do professor neste contexto é essencial, pois apesar de ser um papel virtual implica tanta ou mais aplicação que se tem em formação presencial. É um papel não tão presente, sem dúvida, mas muito atento.

Cumprimentos

Paula Nogueira

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde,

O meu tempo não tem sido muito ;) por isso só agora estou a entrar neste fórum. 

A Rosalina diz, e muito bem, "Uma das vantagens de se ser estudante online é precisamente a liberdade que é dada ao aluno de poder escolher o seu tempo e espaço de estudo / trabalho."

É sem qualquer dúvida uma grande verdade e isso tem sido fundamental neste momento da minha vida. Mas observando, a cada dia que passa, a quantidade de e-mails que tenho recebido leva-me a pensar "não estarei a ficar de fora?".

Aqui estou eu a tentar não ficar de fora e entrar nesta nova caminhada.

O professor é e será sempre um apoio fundamental no sucesso do aluno. Sentir que somos apoiados por alguém faz com que a motivação seja maior e a probabilidade de desistirmos muito menor. 

Mónica Velosa