Nathalie_que é o Digital Storytelling

Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -
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Era uma vez…

Quando falamos em Storytelling – contar histórias – não é isso que, primeiro, nos vem ao espírito? A mim, sim. O que eu me deliciava ao ouvir esta frase! Mesmo que fosse só através do folhear das páginas com imagens e da voz que saía de um livro-disco, como os havia no meu tempo (anos 60).

há muito, muito,…tempo…

Bom, contar histórias não quer dizer necessariamente contar coisas do passado, pois não? Embora seja a isso que pode levar – à História, aos nossos antepassados que nos deixaram registos das suas histórias (v.g. arte rupestre), aos avôs-pais contando as suas histórias ou recontando as de outros,…-, “Storytelling can be applied to nearly any subject” e pode, eventualmente, ser contada por todos. Mas… há, certamente, muito, muito, muito tempo que esta Arte existe, certo ;)?

…um lindo arco-íris…

Porquê um “arco-íris”? Poderia ser qualquer outra coisa. Não sei bem… Talvez porque me/nos faz sonhar? Por que é algo que nos transmite/causa uma emoção de maravilhamento, de encanto e alegria,…? Não é essa a componente central do Storytelling e ao qual todo Storyteller aspira? Envolver/transportar as pessoas-destinatários, provocar emoções mas também reações, reflexões,…? Diria que sim.

E assim por diante… Era capaz de continuar por aí “afora”, sem fim à vista, mas…ser-se contador(a) de histórias não é falar para si próprio(a) nem de tudo o que lhe vem à cabeça, pois não? Tem de ter presente o público-destinatários, o porquê, o que e o como quer contar a história…

Se acrescentarmos o Digital a esta pequena história sobre Storytelling, eis como resumo a minha reflexão: um mundo novo - feito de técnica, recursos e imensas/variadas ferramentas - que se abriu para esta arte ancestral que é “Contar Histórias”.

Concluo com uma questão já lançada por aqui (agora readaptada sob a forma de interrogação): Todo e qualquer professor/formador não deverá ser/aprender a ser um Storyteller?

Um @braço/beijinho

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Boa tarde Nathalie,

Excelente reflexão e penso que se enquadra na resposta à questão que colocas no fim.

É verdade que um contador de histórias não a conta para si, mas para quem a vai ouvir... e há que adaptar a história à realidade dos ouvintes.

Respondendo à tua questão penso que é uma condição necessária hoje em dia para todo e qualquer professor/formador ser um Storyteller, havendo uma mudança na pedagogia e didática do ensino. A aprendizagem com recurso a exposição e que só o professor/formador é que tem conhecimento é ultrapassada. O professor/formador do século XXI deve ser mais um facilitador de aprendizagens e a Digital Storytelling é uma forma de facilitar este conhecimento.

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Olá Nuno :),

Pois é, concordo com o que dizes: "O professor/formador do século XXI deve ser mais um facilitador de aprendizagens" e penso que o recurso à metodologia Digital Storytelling contribui fortemente no desempenho desse seu novo e exigente "papel". Daí aqui estarmos, não é :-)?  

Para além disso, podemos dizer que o Digital StoryTelling tem outras potencialidades...Tal como expresso na sua dissertação (que tive curiosidade de "espreitar"), o nosso formador, José Carlos Figueiredo, refere: 

"Para além de ser uma mais-valia em áreas como as ciências sociais ou formação de professores, o Digital Storytelling, permite desenvolver as competências essenciais para o século XXI, como a criatividade, literacia visual, colaboração e domínio da tecnologia (Robin, 2008)" (p.27) 

Vês/vêem mais alguma?

@braço

Nathalie

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Boa tarde!

Penso que a Digital Storytelling tem ainda uma valia adicional, que é a inserção do real em algo que por vezes é abstrato.

Um formador/professor que recorre à metodologia Digital Storytelling tem que partir do visível, do real, para passar uma determinada mensagem, o que nem sempre é simples e faz com que cada um dos profissionais necessitem de fazer um estudo e uma reflexão profunda sobre o que pretendem transmitir.

Partilho uma frase que me fez reflectir :)!

"A construção e produção de narrativas digitais se constituem num processo de produção textual que assume o carácter contemporâneo dos recursos audiovisuais e tecnológicos capazes de modernizar 'o contar histórias', tornando-se uma ferramenta pedagógica eficiente e motivadora ao aluno, ao mesmo tempo em que agrega à prática docente o viés da inserção da realidade tão cobrada em práticas educativas. (Carvalho,2008)" (p.87)

Penso que o Digital Storytelling nos obriga a ser mais "terra-à-terra", que nos obriga a simplificar e a sintetizar conceitos :)!

Até já!

DIana

 

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Olá, Diana :)!

Uma excelente escolha de frase- citação (apesar da referência à narrativa digital e não ao Storytelling, assumidas como metodologias diferentes) que me/nos leva também a pensar.

Concordando... sem dúvida:

  • uma ferramenta pedagógica eficiente e motivadora ao aluno";
  • Um processo capaz e/ou de charneira de "modernizar 'o contar histórias'"

Reflectindo sobre:

  • A ideia que o DST "agrega à prática docente o viés da inserção da realidade" com a ideia que tal " obriga a ser mais 'terra-à-terra', que nos obriga a simplificar e a sintetizar conceitos"

Em relação a este termo de simplificação e continuando a pensar em voz alta e convosco: Não nos obrigará antes, o Digital StoryTelling, a um exercício de interpretação-tradução ( que vai, entre outros, para além da simplificação e sintetização...)? ...:-)

Até já!

Nathalie

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Boa noite :)!

Cara Nathalie, desde já agradeço as suas reflexões sobre o que escrevi :)!

A professora Lina referiu que narrativa digital e o Storytelling, têm de ser assumidas como metodologias diferentes, contudo há sempre quem discorde, daí o interesse da partilha :)!

Tive como fundamento da minha partilha o artigo intitulado "DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFMA"  (https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12653/1/039NDJoao.pdf), onde o autor tem uma perspectiva diferente. O autor refere Cirino, afirmando que :

"...as narrativas digitais também conhecidas como narrativas interactivas, narrativas mediáticas (ou multimédia), storyttelling ou narrativas em ambiente digital "(Cirino, 2010)

Quando ao ponto : Não nos obrigará antes, o Digital StoryTelling, a um exercício de interpretação-tradução ( que vai, entre outros, para além da simplificação e sintetização...)? ...:-)

 Ao falar em simplificação, penso que não há nada mais complexo que simplificar, quer diga respeito a conceitos, como a cálculos.

A meu ver, para sermos capazes de simplificar, é necessário haver um imenso trabalho nos "bastidores", só se pode simplificar o que se domina, o que já foi alvo de interpretação-tradução, reflexão, de uma análise profunda.

O conceito pode ser mais ou menos complexo, mas porque será que, (fazendo agora um comparativo com o ensino), existem alunos que percebem um determinado conceito e outros não? 

Creio que depende muito da forma como se expõe o conceito, da forma como o conseguimos associar à realidade de cada aluno. É nesse sentido que afirmo que a simplificação é o resultado de um processo moroso e complexo, que faz com que algo que parece menos acessível a alguns, passe a ser acessível a todos :).

Afinal de contas se reflectirmos um pouco qual é a finalidade de um MOOC? O objectivo deste tipo de curso é ser aberto e massivo mas para isso quem o desenha e constrói tem de ter a capacidade de tornar todos os conteúdos acessíveis a todos os participantes e simultaneamente  fazer com que o curso tenha um design "intuitivo".

Lá estou eu a meter os MOOCs na discussão :)!

É quase impossível não falar neles afinal são o foco da minha dissertação e já fazem parte da minha vida ahahah!

Enfim...não me vou alongar mais :)!

Boas reflexões :)!

Diana

 

 

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling: simplificação de conceitos?

por Deleted user -

Olá Diana e a todos:-)!

Obrigada pelo pronto feedback da tua/sua parte assim como pelo link do artigo, Diana :)! Vou guardá-lo para lê-lo mais atentamente!

Plenamente de acordo! Contrapor pontos de vistas diferentes torna estas nossas partilhas e trocas de ideias bem mais interessantes :).

Compreendo e concordo, igualmente, que "simplificar (...) conceitos (...) é o resultado de um processo moroso e complexo". Mas quando se fala em dominar conceitos (se é que isso é possível na sua totalidade) não significa propriamente simplificação nem a sua sintetização, ou sim?...

Percebo a sua (simplificação de conceitos=torná-los claros, objetivos…) necessidade nos MOOCs :) e como podendo fazer parte de um processo que pretende ser de auxílio a aprendizagem e a construção do conhecimento. Mas…

(continuando a refletir sobre uma associação direta entre digital storytelling/narrativas digitais :) e simplificação de conceitos :))…

Pode dar-se esse caso, levar a esse exercício e/ou implicar esse passo, porém:

  • Tal ideia não nos poderá também levar a pensar apenas na criação-produção de DST num contexto fechado de disciplinas-matérias-conteúdos e de descrição, explicitação-clarificação de conceitos? Não poderá isso ser redutor?
  • Falarmos em DST não implicará muito mais? Algo que vai para além da "forma como se expõe o conceito" ou de "algo que parece menos acessível a alguns, passe a ser acessível a todos"? Estou a pensar, por ex., numa outra visão do processo de ensino-aprendizagem ou num método pedagógico que parte, se constrói, integra e estimula a partilha de(s) múltiplas realidade(s), experiência(s) pessoais,…?...

O que te/lhe/vos parece?

Até já :)

Nathalie

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Olá, Nuno :)

Fiquei a "matutar" na seguinte ideia: "É verdade que um contador de histórias não a conta para si, mas para quem a vai ouvir... e há que adaptar a história à realidade dos ouvintes."

E a minha questão é: O contador de histórias terá de se adaptar à realidade dos ouvintes ou terá de ser capaz de prender a atenção / o interesse do público de tal maneira que estes consigam / queiram entrar na realidade que esteja a ser narrada?

Até

R.

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Boa noite Nathalie,

De facto a questão que colocas no final é pertinente. E sim, o professor/formador deve, tem de, ser um storyteller. O ser humano é por natureza sedento de histórias, mas histórias com que se identifique, com que se emocione, que lhe ensine algo, que o divirta, tal e qual os nossos alunos/formandos.

Beijinho

Paula Nogueira

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Re: Nathalie_que é o Digital Storytelling

por Deleted user -

Bom dia, Adelina :)!

Pois...sempre achei isso. Não basta ao professor/formador ser um expert/especialista e conhecer, dominar a matéria/conteúdo. Este tem de saber transmitir-partilhar esse conhecimento...

Agora... Ser-se Digital Storyteller é toda outra coisa :)! "Eleva-nos" (não encontrei outro termo, desculpa) para a aquisição de novas competências...o que te/vos parece?

Beijinho

Nathalie