Mónica_Digital Storytelling

Mónica_Digital Storytelling

por Deleted user -
Number of replies: 6

Muitas são as definições de Digital Storytelling, mas de um modo geral, todas elas estão centradas na ideia de combinar a arte de contar histórias (e que bem que contamos histórias aos nossos filhos, tal como os nossos pais também nos contaram muitas histórias ao longo da nossa infância), com uma variedade de recursos multimédia, como imagens, áudio e vídeo (qual é o aluno que hoje não tem um telemóvel equipado com as melhores tecnologias e aplicações?), girando em torno de um tema selecionado e muitas vezes com um ponto de vista particular.

No fundo todos somos capazes de criar uma Digital Storytelling basta que utilizemos a nossa capacidade e criatividade para narrar histórias. Toda a história deve ter um princípio (Vida normal, a chamada para a aventura), um meio (existe uma tensão para a resolução de um problema e a sua resolução através do encontro de uma solução) e um fim (encerramento, currículos da vida).

Muitos são os estudos que estão a ser realizados - BBC, San Francisco public radio, University of Houston - com o objetivo de aproveitar as potencialidades na elaboração das Digital Storytelling. A sua criação torna mais fácil a aprendizagem dos temas que lhes são indicados, promovem a interajuda entre os elementos dos grupos de trabalho. Os alunos são estimulados a organizarem as suas ideias, a estabelecerem a melhor forma de as comunicar, criando desta forma vontade para que sejam criativos e que tenham interesse pela aprendizagem dos conteúdos.

Encontrei um estudo onde li o seguinte parágrafo:
A expressão unanimemente favorável dos alunos no final da realização da primeira narrativa foi importante para avançarmos para a realização de uma segunda narrativa digital, considerando que “(…) fazermos as narrativas digitais ajuda a aprender mais facilmente e de uma forma mais cativante a matéria, pois ao realizarmos o trabalho somos nós que criámos a nossa própria história através de informação que nós mesmos selecionámos. Este trabalho das narrativas digitais ajuda-nos a adquirir vários tipos de competências.” (Alunos, B e L).

Este estudo revela as potencialidades da realização da Digital Storytelling na educação. Com a evolução das tecnologias, com os equipamentos tecnológicos que alunos e escolas dispõem nos dias de hoje, com o conjunto de aplicações e ferramentas gratuitas na internet só existem razões para os professores aplicarem este conceito na realização de algumas atividades.

In reply to Deleted user

Re: Mónica_Digital Storytelling

por Deleted user -

Antes da elaboração de uma Digital Storytelling devemos ler e analisar muito bem os sete elementos de uma Narrativa Digital, de acordo com o modelo originalmente definido pelo Center for Digital Storytelling (CDS), especificamente: 1 – Ponto de vista; 2 – Questão dramática; 3 – Conteúdo emocional; 4 – O poder da voz; 5 – Fundo musical; 6 – Economia; 7 – Ritmo (Lambert, 2002).

1. Point (of View) / Ponto de vista 
Qual é o tópico principal, o propósito, segundo o ponto de vista do autor?

2. Dramatic Question / A questão dramática 
Envolve o propósito que justifica a razão que leva a que a história seja contada; ou então a questão central que mantém a atenção do espetador e que é respondida no final.

3. Emotional Content / Conteúdo emocional 
Conteúdo da história que coneta o autor com a audiência, explorando sentidos e sentimentos diferentes inerentes a um público diverso.

4. The Gift of Your Voice / O poder da voz 
Personaliza a história, através do dom da voz do contador, podendo usar recursos como a entoação, pausas e outros artifícios que facilitam ao espetador a compreensão.do contexto em que a história se desenvolve, demonstrando que “The storyteller’s unique voice is central to the process and is given priority in the arrangement of symbolic elements” (Hartley, 2008, p. 199).

5. The Power of the Soundtrack / Fundo musical 
Música e outros elementos sonoros que suportam e realçam a narrativa.

6. Economy / Economia 
Necessidade de adequar a quantidade de informação, evitando redundâncias e alongamentos nefastos que apenas sobrecarregam o espetador, diluindo o objetivo da narrativa.

7. Pacing / Ritmo, entoação

Em estreita ligação ao ponto anterior, o ritmo da história e a sua progressão, rápida ou lenta, adequando ao propósito e à finalidade da história numa busca permanente de equilíbrio que mantenha a audiência atenta e interessada.

(Lambert, 2002; Behmer, 2005; Robin, 2008b).

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Mónica :)

"...só existem razões para os professores aplicarem este conceito na realização de algumas atividades."

E estaremos a fazê-lo, de facto?

R.

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Rosalina ;)

Eu na verdade acho que não estamos. E eu digo isto porque muitos são os professores que:

• ainda nem utilizam as tecnologias de informação e comunicação nas suas aulas;
  • para conseguirem concluir as suas metas, não conseguem dar aos seus alunos tempo para que estes sejam criativos;
  • não sabem o quanto os alunos dominam as tecnologias de informação e comunicação; 
  • não conhecem as potencialidades de uma ferramenta que todos os alunos possuem... o telemóvel;
  • não fazem ideia do que é a Web 2.0 e a quantidade de ferramentas que esta oferece de forma gratuita... 

Dar aos alunos a oportunidade para criarem os seus próprios objetos de aprendizagem, seria perfeito para o desenvolvimento de muitos factores.  

Mónica Velosa

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Mónica,

Quando referes "são muitos os professores que:

ainda nem utilizam as tecnologias de informação e comunicação nas suas aulas;

• para conseguirem concluir as suas metas, não conseguem dar aos seus alunos tempo para que estes sejam criativos;
  • não sabem o quanto os alunos dominam as tecnologias de informação e comunicação; 
  • não conhecem as potencialidades de uma ferramenta que todos os alunos possuem... o telemóvel;
  • não fazem ideia do que é a Web 2.0 e a quantidade de ferramentas que esta oferece de forma gratuita... "

Sou levada a concordar contigo e...quando penso no meu caso em concreto isso deixa-me muito envergonhada!

Este ano estive a trabalhar numa escola que está a funcionar há dois anos...e cada aula era uma luta!

Este ano fui professora de meninos do 3º ano do 1º ciclo e, tinha dois tempos, sendo cada um de 60 minutos. Eu ia para uma sala onde já se encontrava o professor titular a trabalhar e datashow nem sempre funcionava. Leitor de CD's era mais as vezes que andava desaparecido do que as que dava à costa....e era quase sempre a meio da aula que a funcionária aparecia com um ar exausto por o andar a procurar, mas com um sorriso também e lá me dizia "Encontrei Professora". É certo que hvia um computador por sala, mas colunas também não funcionam e os cabos para ligar à net..."desapareceram"(!). Portanto, como podes verificar é uma "odisseia" ainda pior do que a de Homero(!).

O ano passado encontrava-me em dois agrupamentos, também estava com 1º ciclo e num outro com o 3º ciclo e...que inveja...sempre que precisava o equipamento estava na sala ao nosso dispor. Eu tive meninos de 1º ano - aprendizagem de inglês -  a interagir e a usar computador, usei powerpoints, vídeos do youtube de canções e de "short stories" narradas muito à semelhança de "Digital Storytelling" para por em prática a oralidade, net , enfim...e eles vibraram a cada milésima de segundo! Tal como os de 7º e 9º ano que também tiveram acesso a eles! É um fato o uso de recursos digitais, multimédia, web 2.0, ajuda no desenvolvimento da aprendizagem...eles interagem,  aprendem, criam e vibram a mostrar o resultados ...contudo a realidade que nos circunda ainda está muito aquém das nossas expetativas! É preciso e urgente continuar!...E este assunto dá muito, muito ,muito pano para mangas também! É a realidade que temos...Infelizmente...  :(

Um abraço!

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Ups...continuando...

Mas olhando para o futuro…considero que o uso do recurso "Digital Storytelling" é sem dúvida uma mais-valia e, eu pessoalmente gosto de primar pela diferença, por inovar, mas com qualidade e tendo sempre em vista o progresso e o sucesso dos alunos, enquanto cidadãos autónomos, críticos e com mentes com vista para um progresso repleto de significado.

E, centrando-me agora no ano letivo presente, ou seja lecionando a 1º ciclo...imagino-me a criar uma situação de conto, fazendo uma narração na 1º pessoa, sob a perspetiva de um elemento de um conto, por exemplo “Pinóquio”, apelando assim, à experiência da personagem, usando uma voz “dando-lhe vida”, a fim de criar empatia com o público-alvo, usando também uma música, uma entoação, um registo, dando-lhe um ritmo, uma dinâmica e, no fim havendo, uma moral na história. Criando-se assim uma narrativa com conteúdo – inicio, meio e fim -, neste caso, com o intuito de transmitir a moral da história, ou do conto, e, no final, após a visualização, elicitando informação aos alunos e, em grupo, os alunos falam sobre os momentos chave da história e manifestam-se sobre o certo e o errado…aprendendo valores e formas de agir corretas no contexto da comunidade.

Com os meninos mais velhos – 3º ciclo e secundário – pode-se criar abordagens mais elaboradas, mas mantendo a perspetiva da experiência pessoal, das memórias de cada um…e usando-as para transmitir aos outros formas de estar, saberes, enfim…partilhando experiências, perspetivas e, em suma, abrindo horizontes para outro contextos, realidades pessoais e construindo-se, deste modo pontos de ligação entre os alunos e de identificação, que são essenciais para conhecer o outro em termos de relações interpessoais, enriquecendo as experiências no contexto da comunidade de aprendizagens e este conhecimento e enriquecimento refletindo-se também, posteriormente, na própria sociedade.

Deixo-vos aqui duas apresentações...a primeira relativamente a um 9º ano e última poderia ser do secundário

Um abraço!