Muitas são as definições de Digital Storytelling, mas de um modo geral, todas elas estão centradas na ideia de combinar a arte de contar histórias (e que bem que contamos histórias aos nossos filhos, tal como os nossos pais também nos contaram muitas histórias ao longo da nossa infância), com uma variedade de recursos multimédia, como imagens, áudio e vídeo (qual é o aluno que hoje não tem um telemóvel equipado com as melhores tecnologias e aplicações?), girando em torno de um tema selecionado e muitas vezes com um ponto de vista particular.
No fundo todos somos capazes de criar uma Digital Storytelling basta que utilizemos a nossa capacidade e criatividade para narrar histórias. Toda a história deve ter um princípio (Vida normal, a chamada para a aventura), um meio (existe uma tensão para a resolução de um problema e a sua resolução através do encontro de uma solução) e um fim (encerramento, currículos da vida).
Muitos são os estudos que estão a ser realizados - BBC, San Francisco public radio, University of Houston - com o objetivo de aproveitar as potencialidades na elaboração das Digital Storytelling. A sua criação torna mais fácil a aprendizagem dos temas que lhes são indicados, promovem a interajuda entre os elementos dos grupos de trabalho. Os alunos são estimulados a organizarem as suas ideias, a estabelecerem a melhor forma de as comunicar, criando desta forma vontade para que sejam criativos e que tenham interesse pela aprendizagem dos conteúdos.
Encontrei um estudo onde li o seguinte parágrafo:
A expressão unanimemente favorável dos alunos no final da realização da primeira narrativa foi importante para avançarmos para a realização de uma segunda narrativa digital, considerando que “(…) fazermos as narrativas digitais ajuda a aprender mais facilmente e de uma forma mais cativante a matéria, pois ao realizarmos o trabalho somos nós que criámos a nossa própria história através de informação que nós mesmos selecionámos. Este trabalho das narrativas digitais ajuda-nos a adquirir vários tipos de competências.” (Alunos, B e L).
Este estudo revela as potencialidades da realização da Digital Storytelling na educação. Com a evolução das tecnologias, com os equipamentos tecnológicos que alunos e escolas dispõem nos dias de hoje, com o conjunto de aplicações e ferramentas gratuitas na internet só existem razões para os professores aplicarem este conceito na realização de algumas atividades.