Definição de Digital StoryTelling

Definição de Digital StoryTelling

por Deleted user -
Number of replies: 5

Penso que já ficou quase tudo dito sobre o que é o digital storytelling, ou narrativa digital (é o problema de se chegar tarde à discussão) mas gostava de dar um pequeno contributo.

A narrativa digital é uma metodologia utilizada para produzir pequenas narrativas muiltimédia com a duração inferior a cinco minutos que integram imagens, audio, texto e vídeo. A produção deste género de narrativas utiliza câmaras de baixo custo e software de edição não-linear e permite que as pessoas se tornem contadores de histórias criativas. O facto de se utilizar hardware e software simultaneamente podemos e acessíveis pelo seu baixo custo, torna as narrativas digitais numa ferramenta poderosa tanto para os professores, que podem utilizar de forma criativas tecnologias na sala de aula, como para os alunos que, através da produção destas narrativas, podem desenvolver o pensamento teórico e as suas competências criativas e lhes dá a possibilidade de encontrarem a sua voz e se exprimirem.

Em alguns posts aqui no fórum há referência ao facto de este género de actividades serem "devoradores de tempo" (expressão interessante de uma professora americana citada por Levstik & Barton (2011). Doing history: Investigating with children in elementary and middle schools. Nova Iorque: Rutledge). Não tenho experiência na criação de narrativas digitais mas as minhas experiências com podcasts (o mais próximo que estive de uma narrativa digital foi a produção de enhanced podcasts que também podem incluir imagens) confirmam que se leva imenso tempo entre a pesquisa, a produção do script, as revisões do script, a gravação e a edição. Numa disciplina como a minha, a História, em que o currículo é demasiado extenso para o tempo que temos para a sua implementação, torna-se difícil desenvolver este género de trabalho na aula. Penso, no entanto, que esta limitação (ou constraint) deve ser ponderada em relação às potencialidades. Como referem, por exemplo, Levstik & Barton (2011), “Some students, [Linda Cargyle] points out, aren’t interested in anything but art, and they demonstrate no interest or achievement in history until they begin to work on something creative”.

In reply to Deleted user

Re: Definição de Digital StoryTelling

por Deleted user -

Olá Joaquim,

Eu vejo nas Digital StoryTelling uma ferramenta muito poderosa que pode ser utilizada nos contextos formativos/educativos sobretudo ao nível das temáticas psico-sociais onde se pretende o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao nível da disciplina de História "estou a vê-las" como uma importante ferramenta de construção de memória histórica e social.

A este propósito, deixo-lhe um presente :) : 

Abraço

Ana Neves

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Ana,

penso que as narrativas digitais no ensino da História podem, efectivamente, ser usadas mas não tanto no sentido da memória histórica mas na construção da "narrativa histórica". Como dizem Barton & Levstik (Barton, K. C., & Levstik, L. S. (2009). Teaching history for the common good. Nova Iorque: Routledge), "Narrative is one tool students use to make sense of history, as they take the variety of historical people and events they have learned about (…) and collapse them into a simplified cause-and-effect chain with each of the expected elements".

Barton (Barton, K. C. (2008). Narrative Simplifications in Elementary Students' Historical Thinking. In L. S. Levstik, & K. C. Barton (Edits.), Researching history education: Theory, method, and context (pp. 183-208). Nova Iorque: Routledge) refere inclusivamente que um dos temas mais estudados na investigação da compreensão histórica das crianças é a importância da forma narrativa. Num estudo de Levstik & Pappas, citado por Barton no mesmo artigo, os autores referem que os alunos a partir do segundo ano consideram a História interessante quando apresentada sob a forma de uma história. Posto isto, penso que o uso das narrativas digitais poderá constituir uma vantagem (affordance) para a construção, como diz Shemilt (Shemilt, D. (2000). The Caliph's Coin: The Currency of Narrative Frameworks in History Teaching. In P. N. Stearns, P. Seixas, & S. Wineburg (Edits.), Knowing, teaching, and learning history: National and international perspectives (pp. 83-101). Nova Iorque: New York University Press), de uma "(…) meaningful narrative into which present and future can be incorporated".

OK, a resposta ficou um pouco grande mas este é um assunto que me interessa há algum tempo.

E obrigado pelo filmezinho que, infelizmente, contem várias imprecisões.

JL

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Joaquim :)

Terminar o teu comentário com a frase com que terminaste é assim uma espécie de Xeque-mate. :p

Aliás, essa questão dava para "conversa" de horas. O que é relevante, hoje em dia, nas aulas: "dar" conteúdos ou promover a relação com os conteúdos através da construção de recursos? 

E fico por aqui.

R.

p.s.: Não chegaste nada tarde. Eu só cheguei hoje. :p O objetivo da atividade não era a discussão. :D

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde  :)!

Também cheguei de uma forma tardia mas realmente este questão do Digital Storytelling é realmente interessante!

O "realizador", (e introduzo este conceito pois realmente quem produz qualquer material dentro do conceito  Digital Storytelling) não só conta uma história, tem que lhe dar vida, tem que fazer com que a sua interpretação seja clara, intuitiva e que de alguma forma "toque" aquele que tem acesso à mesma.

Penso que é realmente o fundamental, para definir o Digital Storytelling, tem noção da sua finalidade.

Como fazer com que o receptor se sinta "atraído" pelo conteúdo?Que tenha interesse em o partilhar e que suscite nele a vontade de fazer parte integrante do "elenco" ? Como fazer com que o receptor fique estimulado para criar e recriar?

Há um universo de software que começo agora a descobrir.

Estou certa que ao longo deste curso vamos poder partilhar e testar vários recursos :). 

Que comecem as "hostilidades" criativas :)!

Desde já agradeço a partilha Joaquim, já estive a "meter o nariz" no artigo que sugeriu :)!

Até já !!!

Diana

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Rosalina,

toda esta temática dava pano para vários fatos. Se eu pegar num dos manuais de História do 3º Ciclo e for ver a planificação que os autores fazem da matéria está lá todinha mas não há espaço para se trabalhar em mais nada - parece que não há indicações de ninguém para a utilização das TIC (à excepção de uns power points e uma ou outra pesquisazita que os autores acham que se despacha em 10 ou 15 minutos), aliás, até uma indicação de muitos investigadores sobre o uso de fontes primárias e o ensino do método histórico (de forma simplificada, obviamente) não é contemplada. É claro que eu insisto em pôr os alunos a usar ferramentas da Web 2.0 (ou não fosse a minha tese de mestrado sobre o assunto) e, depois, sou o mau do departamento porque não consigo "dar" a matéria toda.

Quanto ao xeque-mate :-D

JL