Penso que já ficou quase tudo dito sobre o que é o digital storytelling, ou narrativa digital (é o problema de se chegar tarde à discussão) mas gostava de dar um pequeno contributo.
A narrativa digital é uma metodologia utilizada para produzir pequenas narrativas muiltimédia com a duração inferior a cinco minutos que integram imagens, audio, texto e vídeo. A produção deste género de narrativas utiliza câmaras de baixo custo e software de edição não-linear e permite que as pessoas se tornem contadores de histórias criativas. O facto de se utilizar hardware e software simultaneamente podemos e acessíveis pelo seu baixo custo, torna as narrativas digitais numa ferramenta poderosa tanto para os professores, que podem utilizar de forma criativas tecnologias na sala de aula, como para os alunos que, através da produção destas narrativas, podem desenvolver o pensamento teórico e as suas competências criativas e lhes dá a possibilidade de encontrarem a sua voz e se exprimirem.
Em alguns posts aqui no fórum há referência ao facto de este género de actividades serem "devoradores de tempo" (expressão interessante de uma professora americana citada por Levstik & Barton (2011). Doing history: Investigating with children in elementary and middle schools. Nova Iorque: Rutledge). Não tenho experiência na criação de narrativas digitais mas as minhas experiências com podcasts (o mais próximo que estive de uma narrativa digital foi a produção de enhanced podcasts que também podem incluir imagens) confirmam que se leva imenso tempo entre a pesquisa, a produção do script, as revisões do script, a gravação e a edição. Numa disciplina como a minha, a História, em que o currículo é demasiado extenso para o tempo que temos para a sua implementação, torna-se difícil desenvolver este género de trabalho na aula. Penso, no entanto, que esta limitação (ou constraint) deve ser ponderada em relação às potencialidades. Como referem, por exemplo, Levstik & Barton (2011), “Some students, [Linda Cargyle] points out, aren’t interested in anything but art, and they demonstrate no interest or achievement in history until they begin to work on something creative”.