Olá a tod@s!!
“Storytellling”, como o nome indica, não é mais do que “contar histórias”…algo que o ser humano vem fazendo desde que desenvolveu estruturas cognitivas para tal! Como estratégia de ensino-aprendizagem não é propriamente uma novidade.
Se entendermos o “storytelling” como um media de comunicação, então, concordamos que como qualquer outro media de comunicação sofreu um upgrade com evolução da tecnologia e dos recursos que dai derivaram. Assim, o “digital storytelling” consiste em contar histórias com recurso ao multimédia (texto, áudio, vídeo).
Estas histórias, naturalmente, devem obedecer a uma estrutura, tendo um principio, um meio e um fim (ok, este fim pode ser aberto ou fechado!).
No princípio é criada a situação (personagem, local, tempo), no meio é apresentado o problema propriamente e, no fim, é mostrada a solução e a evolução da personagem. Transpondo isto para um cenário pedagógico, talvez se possa dizer que da interação que o aprendente faz com a história nasce o contexto de aprendizagem.
Qualquer “boa” história, digital ou não, requer a presença de certos elementos para que possam ser alcançados os objetivos propostos. Assim, para podermos falar de Digital Storytelling, devem estar presentes os seguintes elementos:
Ana Afonsot