Olá a todos...Muito boa tarde!...
Tenho estado atenta aos contributos dos colegas, e em especial do Fernando e do Joaquim...Tendo em conta as apresentações alternativas que fizeram ao slide relativo a "Tips for Choosing Good Books", deixo aqui também a minha sugestão.
A abordagem da leitura foi um pouco complicada para mim este ano quando trabalhei com os meus meninos de 3º ano, pois queria muito fazer a leitura de uma short story em inglês. E, como este era para muitos o 1º contato que iriam ter com a língua era certo que iria ser algo que tinha de ser bem trabalhado. No inicio do ano senti-me perdida até que as minhas colegas me disseram que iam fazer uma leitura do "Pinóquio" em português muito diferente da história "tradicional e foi assim que me decidi pelo "Pinóquio". Além deste aspeto, o Dinis, o reguila cá da casa, frequentou o 1º ano e também perguntei à professora o que ela me aconselhava para ele praticar a leitura; face a este panorama penso que estão explicados os meus motivos em ternos de apresentar outra abordagem relativamente ao slide em questão.
Tendo em conta o desafio lançado, à semelhança do colega Joaquim, optei por uma abordagem mais leve e fresca.
Em termos de conteúdo, comecei com o título e tentei sistematizá-lo com a introdução de um hífen. Optei também por juntar a informação contida nas duas frases que constam no slide da apresentação disponibilizada, pois há excesso e, como creio que, o propósito é clarificar e objetivar, tornando a mensagem, em termos visuais e de entendimento, o mais clara e objetiva possível. A terceira frase foi também encurtada, também com o intuito de objetivar e clarificar. Deixei de fora a frase seguinte, visto que está implícita nas anteriores - pois quando nos envolvemos em algo, lançamos questões e, à partida, isso já pressupões algum "trabalho de pesquisa". A última frase é também encurtada, considerando os propósitos anteriormente descritos: clarificar e objetivar. Inseri um elemento que tem a ver com os processos de envolvimento e objetivação, inter-relacionando-os; a questão da transmissão (da exploração) da carga emocional que deve ser dada no ato da leitura, em concreto, a entoação a fim de transmitir a mensagem que se lê de modo o mais verídico e real que se possa. Escolhi frases simples, dando-lhes o teor de "comandos", a fim de tornar a sua visualização e leitura simples, cativante, de fácil memorização e intuitivas em termos de interpretação.
Considerando o aspeto gráfico e em concreto as imagens, confesso que a minha preocupação principal foi escolher imagens que fossem um espelho de envolvimento e emoção onde os seus intervenientes estivessem relaxados e a interagir de modo natural entre eles, virados uns para os outros e todos para o livro, dando à mensagem do slide - "Tips: Good Reading Books" - uma ideia de ser algo intuitivo, natural e inerente a todos nós. As imagens, cada uma tem o seu link respetivo, têm também como fim ajudar na compreensão dos "comandos". Assim visualmente e em termos e entendimento implícito, na primeira temos uma mãe a escolher um livro com a filha, na segunda uma professora a contar uma história, fazem gestos e dando entoação à história, na última, uma cena familiar divertida em torno da leitura de um livro. Deixei ficar os links respetivos em cada imagem
Ainda em termos de gráfica e de cores, concordo com o Joaquim quando ele refere que o fundo do slide original é "desagradável". Assim sendo, optei por cores claras, leves a fim de "iluminar" as atividades, dando-lhes "uma lufada de ar fresco". Optei por deixar ficar três imagens, pois acho que a escolha destas é bem ilustrativa das frases e dos objetivos que se pretendem transmitir, procurando mais uma vez aligeirar visualmente o conteúdo.
Aqui fica:
Fico à espera das vossas opiniões...
Um abraço e bom fim de semana!