Contribuindo para um Bom Design

Contribuindo para um Bom Design

por Deleted user -
Number of replies: 5

Olá a todos...Muito boa tarde!...

Tenho estado atenta aos contributos dos colegas, e em especial do Fernando e do Joaquim...Tendo em conta as apresentações alternativas que fizeram ao slide relativo a "Tips for Choosing Good Books", deixo aqui também a minha sugestão.

A abordagem da leitura foi um pouco complicada para mim este ano quando trabalhei com os meus meninos de 3º ano, pois queria muito fazer a leitura de uma short story em inglês. E, como este era para muitos o 1º contato que iriam ter com a língua era certo que iria ser algo que tinha de ser bem trabalhado. No inicio do ano senti-me perdida até que as minhas colegas me disseram que iam fazer uma leitura do "Pinóquio" em português muito diferente da história "tradicional e foi assim que me decidi pelo "Pinóquio". Além deste aspeto, o Dinis, o reguila cá da casa, frequentou o 1º ano e também perguntei à professora o que ela me aconselhava para ele praticar a leitura; face a este panorama penso que estão explicados os meus motivos em ternos de apresentar outra abordagem relativamente ao slide em questão.

Tendo em conta o desafio lançado, à semelhança do colega Joaquim, optei por uma abordagem mais leve e fresca.

Em termos de conteúdo, comecei com o título e tentei sistematizá-lo com a introdução de um hífen. Optei também por juntar a informação contida nas duas frases que constam no slide da apresentação disponibilizada, pois há excesso e, como creio que, o propósito é clarificar e objetivar, tornando a mensagem, em termos visuais e de entendimento, o mais clara e objetiva possível. A terceira frase foi também encurtada, também com o intuito de objetivar e clarificar. Deixei de fora a frase seguinte, visto que está implícita nas anteriores - pois quando nos envolvemos em algo, lançamos questões e, à partida, isso já pressupões algum "trabalho de pesquisa". A última frase é também encurtada, considerando os propósitos anteriormente descritos: clarificar e objetivar. Inseri um elemento que tem a ver com os processos de envolvimento e objetivação, inter-relacionando-os; a questão da transmissão (da exploração) da carga emocional que deve ser dada no ato da leitura, em concreto, a entoação a fim de transmitir a mensagem que se lê de modo o mais verídico e real que se possa. Escolhi frases simples, dando-lhes o teor de "comandos", a fim de tornar a sua visualização e leitura simples, cativante,  de fácil memorização e intuitivas em termos de interpretação.

Considerando o aspeto gráfico e em concreto as  imagens, confesso que a minha preocupação principal foi escolher imagens que fossem um espelho de envolvimento e emoção onde os seus intervenientes estivessem relaxados e a interagir de modo natural entre eles, virados uns para os outros e todos para o livro, dando à mensagem do slide - "Tips: Good Reading Books" - uma ideia de ser algo intuitivo, natural e inerente a todos nós. As imagens, cada uma tem o seu link respetivo, têm também como fim ajudar na compreensão dos "comandos". Assim visualmente e em termos e entendimento implícito, na primeira temos uma mãe a escolher um livro com a filha, na segunda uma professora a contar uma história, fazem gestos e dando entoação à história, na última, uma cena familiar divertida em torno da leitura de um livro. Deixei ficar os links respetivos em cada imagem

Ainda em termos de gráfica e de cores, concordo com o Joaquim quando ele refere que o fundo do slide original é "desagradável". Assim sendo, optei por cores claras, leves a fim de "iluminar" as atividades, dando-lhes "uma lufada de ar fresco". Optei por deixar ficar três imagens, pois acho que a escolha destas é bem ilustrativa das frases e dos objetivos que se pretendem transmitir, procurando mais uma vez aligeirar visualmente o conteúdo.

Aqui fica:

Tips: Good Reading Books

Fico à espera das vossas opiniões...

Um abraço e bom fim de semana!

In reply to Deleted user

Re: Contribuindo para um Bom Design

por Deleted user -

Olá Marina!

Sinto falta dos "respiros" entre as imagens, recurso que ameniza os excessos de volume e dota o slide de leveza.

No trabalho do Joaquim, podemos observá-lo em aplicação. ;-)

Tal recursividade, presta-se a qualificar a dimensão visual, na medida de romper com a confusão visual, promover fluidez, quando reunimos múltiplas imagens em proximidade. 

Assim, seria adequado aplicar os "respiros" entre as imagens, gerando assim, um ponto de convergência e atenção! 

Outros dois pontos observados:

- o excessivo uso de sinal de pontuação (!)...em um único slide; A opção promove saturação visual!

Como driblar isso? Escolher 1 imagem "perfeita" que traduza a ideia nuclear exclamativa!! =)) Assim, poderia suprimir os sinais de pontuação sem perdas significativas e, como plus um reforço à ideia central!

O mesmo ocorre na última frase - observa-se múltiplos recursos aplicados a uma única frase, no sentido de conceder destaque à ideia nuclear (bold, sublinhado...).

Tal opção, oportuniza confusão visual, provoca desatenção e compromete a velocidade de leitura. 

E por fim, escolheria outra palheta de cores para compor o slide sobretudo, trocaria o cinza x azul marinho, as cores são próximas, e estão a gerar um efeito esmaecido, não promovendo assim, o melhor do efeito contrastante pretendido.

Abraços,

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde Marina,

Percebi o teu conceito, mas tenho de concordar com os comentários da Lauriza. As 3 imagens estão muito juntas, o que faz com que percam um pouco o seu impacto e o público não receba o impacto da mensagem.

Abraços

Paula Nogueira

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Mariana,

Obrigado pela partilha. As imagens são "limpas" e com pouco texto, o que é bom. No entanto, na minha opinião e para não perder a força da mensagem, optaria por ficar com as 3 imagens/slides isoladas e não apenas uma, para assim focar a atenção em apenas uma mensagem de cada vez.

Continuação de bom trabalho,

José Carlos Figueiredo & Lina Morgado

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Marina

Curiosamente eu gostei! Embora entenda as observações que foram apresentadas, o resultado final está apelativo e, de facto, o todo é mais do que as partes.. e esta é a prova! Não mudava nada.

Abraço

MLM

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá...

Quero agradecer pelo vosso feedback!

Muito obrigada!

Deixo-vos uma foto minha  ilustrando "o caminho a percorrer" ....  achei-a linda!

"Grande parte do progresso está na vontade de progredir".(Séneca)

Votos de continuação de bom trabalho para todos...

Attachment Caminho a percorrer.jpg