LearningTransfer - Algumas reflexões

LearningTransfer - Algumas reflexões

por Deleted user -
Number of replies: 5

Bom dia,

Como já quase tudo foi dito sobre "The Good, the Bad and the Ugly" (Slide), venho somente deixar um slide sobre "Learning Transfer" que irei utilizar numa apresentação durante um seminário.

Tentei seguir todas as indicações. Selecionei uma foto "simpática" (obrigada pelo link para o https://stocksnap.io ), coloquei uma palavra-chave com letras que se adequam ao tipo de apresentação e ao meu gosto (*). 

Deixo somente para reflectir: quem não esteve presente na oratória, consegue "retirar" deste slide algo? Creio que não. Sem o que vou dizer, o slide não passa de um slide simpático. Ou seja, tenho que saber em que contexto irei utilizar o slide. Numa oratória? Como material de apoio? 

Resumindo, muitas vezes disponibilizo em eventos duas versões de uma mesma apresentação: Uma direcionada a quem está em sala no momento, outra para colocar na web ou entregar em pen os formandos que pretendem rever e para os que não estiveram presente. Nesta última não tem problemas em utilizar os ditos "bullet points". Estes permitem que, de forma sintética, apresente frases-chave do que pretendo repassar.

Fico a aguardar comentários.

[]s MJoão

(*) Acho fundamental que quem vá apresentar se sinta confortável com a apresentação. Ou seja, por muitas diretrizes que se queiram seguir, creio ser importante que a apresentação seja "a nossa cara". 

Attachment LearningTransfer.jpg
In reply to Deleted user

Re: LearningTransfer - Algumas reflexões

por Deleted user -

Bom dia, Maria.

Gosto muito da imagem, tanto que fiquei com vontade de assistir ao seminário. Respondo à sua questão? Este não é só um slide simpático, é um diapositivo falante: o trabalho (de aprender) que nos espera é convidativo, pela presença da bicicleta e da natureza; o esforço para o trabalho (de aprender) resulta de uma motivação, o prazer do passeio; do fazer nasce o saber melhor, que é o que acontece quando numa aventura temos de usar tudo o que aprendemos, até aquilo que não sabíamos que tinhamos aprendido. E desculpo-me pela efabulação - foi o poder da imagem...!

Obrigada pela partilha e votos de um bom seminário.

Isabel

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Isabel.

Nem imagina como a sua "efabulação" me deixou feliz. :-) :-) :-) Sim, é isso tudo que eu quero explicar com esse slide. Muitos adultos (formadores e formandos) necessitam de se relembrar do que foi aprender a andar de bicicleta, a nadar e outras coisinhas que tais. Eu não me esqueço dos joelhos esfolados porque, nas tentativas de aprender, sempre fui contra um muro que "estava no meu caminho". ;-)

Para criar um slide, necessito de uma hora para pensar no que quero expressar, e de 10 horas para encontrar a imagem certa, fazer um simples gráfico, escolher cores e tipo de letra. Mensagens como a sua, Isabel, testemunham que não foi em vão. 

Continuemos nas nossas descobertas e partilhas,

MJoão

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Maria João,

Obrigado pela partilha. O denominado "slide simpático", ´não transmite toda a mensagem, mas pode, e deve ter, como é o caso, a capacidade de despertar e prender a atenção do nosso público :)

Continuação de bom trabalho,

José Carlos Figueiredo & Lina Morgado

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Boa tarde M. João,

Muitas vezes nas aulas também faço isso, ou seja, uma apresentação que é mostrada em aula e outra que é passada para os alunos. Um professor devia ter mais tempo para preparar os seus objetos de aprendizagem, teriam muito mais qualidade. Na minha opinião uma apresentação com poucas palavras exige do professor muito mais trabalho, na sua realização. A nossa criatividade é colocada à prova.

Mónica Velosa 

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Maria João,

ainda bem que puxaste este tema (eu era para o ter feito mas as coisas não têm andado bem e fui deixando passar o assunto). Perguntas "Quem não esteve presente na oratória, consegue 'retirar' deste slide algo?" E em seguida respondes: "Creio que não". Ora eu acho que há uma diferença entre uma apresentação em PowerPoint ou no que seja e aquilo a que os americanos chamam os "handouts". A apresentação deve servir como elemento de apoio à tua "oratória" e não ser a oratória. Lembro-me de ver a apresentação do Steve Jobs na sua última participação no WWDC da Apple e aquilo é algo que nos deixa fascinados mas o que fascina é a presença do Steve Jobs, a cadência e a forma como a apresentação e o discurso se integram num único "produto". Se retirarmos o orador da equação, a apresentação é bonita, percebemos que há novidades mas...

JL