Contexto? (dúvida)

Contexto? (dúvida)

por Deleted user -
Number of replies: 6

Olá :)

Estou aqui com um problema...

Em que contexto devemos criar a história, ou seja, pretende-se que esta história seja feita com que objetivo?

Sei que nos pedem para descrevermos o público, mas se não sabemos qual o enquadramento, qual o objetivo final, torna-se difícil. Pelo menos para mim está a ser. :) 

Estou a ter a mesma dificuldade que têm os alunos quando lhes é pedido um texto cujo tema seja livre.

R. 

In reply to Deleted user

Re: Contexto? (dúvida)

por Deleted user -

Olá Rosalina, bom dia :)

O que eu fiz foi pensar num cenário em que tivesse necessidade de um recurso específico de aprendizagem, para os meus estudantes, que fosse elaborado como uma narrativa digital. Assim, caraterizei os alunos e defini a finalidade do recurso para a elaboração do script.

Creio que podemos criar qualquer cenário que possamos imaginar. Eu fui ao concreto porque me convinha mesmo.

Não sei se ajudei...

Abraço

AC

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, Angelina :)

Ora bem, é precisamente essa a questão: " tivesse necessidade de um recurso específico de aprendizagem, para os meus estudantes". Na descrição da atividade eu não percebi que tivesse que ser isso que tivéssemos de fazer: ter necessidade de um recurso específico de aprendizagem para alguém em concreto. E, por isso, a minha dúvida.

Muito obrigada. 

R.

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá Riosalina,

Para esta atividade (eventualmente a mais complexa), temos que pensar na mensagem/conhecimento/ideia, que pretendemos transmitir. Só após esta escolha é que devemos partir para a elaboração do Scritp e pensar, que cenário/enquadramento posso criar para transmitir essa mensagem/conhecimento/ideia. Neste momento, é muito importante ter presente qual o nosso público-alvo (jovens, adultos, alunos, ...), uma vez que esse cenário e o tipo de linguagem a utilizar será em função deles ( nas indicações da atividade surge descrever a audiência, mas foi um lapso, é conhecer, para definir como será a mensagem).

Depois desta fase, começamos então a parte da escrita, criando um enquadramento com o cenário (local) e o apresentar o problema/dilema, que vai ser o mote da narrativa, para ser chegar a uma solução/resolução, que será a mensagem/conhecimento/ideia que se pretende transmitir. Por exemplo, pretendo transmitir a ideia da importância da orientação pelo Sol e o conhecimento de como se realiza, para os meus alunos. Para isso, crio por exemplo uma narrativa, onde um jovem no meio de uma brincadeira/passeio pela floresta, com os amigos se perde dos restantes ficando completamente desorientado. Ele sabe que no limiar da floresta está o oceano que fica a Oeste, no entanto, no meio da floresta ele não sabe para que lado fica esse ponto cardeal. No meio do pânico, recorda-se do seu professor de Geografia ter mencionado numa das aulas, que o movimento aparente do Sol, é de Este para Oeste e como está a chegar o final do dia ele começa a caminhar em direção ao Sol e consegue sair da floresta e encontrar os amigos e família. Claro que meio disto, poderia criar vários momentos de tensão ou de humor, depende do estado de espírito que pretendo dar à história.

Esta é uma pequena situação de um possível Script criado de forma resumida, apenas para vos poder exemplificar o prentendido.

Espero que com esta "pequena" história, possa ter ajudado a encontrarem o vosso Oeste :)

Continuação de bom trabalho,

José Carlos Figueiredo e & Lina Morgado

In reply to Deleted user

por Deleted user -

Olá, José Carlos :)

Eis aquilo de que senti falta: "criando um enquadramento com o cenário (local) e o apresentar o problema/dilema, que vai ser o mote da narrativa, para ser chegar a uma solução/resolução, que será a mensagem/conhecimento/ideia que se pretende transmitir. " Por isso falei em contexto.

Mas vou também explicar a razão da minha dúvida, até porque, se calhar, estando nós num espaço em que todos trabalhamos, parece-me, na área da educação e formação, esse deveria ter sido logo o caminho.

Andei por aí a clicar e descobri este vídeo 

e outros semelhantes e...

Eu gosto de inventar histórias! :D Inventar histórias a partir de "coisas" pequenas. Ou recriando realidades observadas e / ou vividas. E durante algum tempo, além de as inventar, escrevi-as. Curiosamente, deixei de ter esse hábito, por volta da altura em que comecei o mestrado, nunca pensei se haveria relação entre... Talvez um dia pense nisso. 

De qualquer forma, um dia, já em 2009, resolvi criar um blogue e publicar todos os pequenos contos, se é que sejam contos...

Há muito que não pensava nem nesse espaço nem nessa minha fase de escrita. Esta formação fez-me recordar esse hábito. E quando agora me pedem que faça um script, apeteceu-me escrever de novo histórias.  E depois de ver o vídeo pus-me a pensar se não poderia, eventualmente, inventar uma história apenas. Mas depois a questão de ter de definir um público sem saber em que contexto ou para que contexto... Fiquei com dúvidas. E foi isso.  

Portanto, o que  peço, agora, se for possível, é se, no caso deste texto, por exemplo, seria possível usá-lo para trabalhar os valores associados à importância da infância e das suas memórias na formação dos indivíduos, numa aula de português ou até de DPS, no 3º ciclo, 8º/9º anos. Essa pequena história foi precisamente criada a partir de uma situação que envolvia um aluno do 3ºciclo (já não me lembro de que ano, em concreto...) que rejeitava o espaço onde morava e as suas origens. 

Claro que depois inventarei outra história. Seria só para ter uma referência.

Muito obrigada

R.