Olá a todos,
Após uma dúvida apresentada pela colega Rosalina, decidi criar este tópico, onde transcrevo a resposta dada e que pode ajudar a dissipar algumas dúvidas.
Para esta atividade (eventualmente a mais complexa), temos que pensar na mensagem/conhecimento/ideia, que pretendemos transmitir. Só após esta escolha é que devemos partir para a elaboração do Scritp e pensar, que cenário/enquadramento posso criar para transmitir essa mensagem/conhecimento/ideia. Neste momento, é muito importante ter presente qual o nosso público-alvo (jovens, adultos, alunos, ...), uma vez que esse cenário e o tipo de linguagem a utilizar será em função deles ( nas indicações da atividade surge descrever a audiência, mas foi um lapso, é conhecer, para definir como será a mensagem).
Depois desta fase, começamos então a parte da escrita, criando um enquadramento com o cenário (local) e o apresentar o problema/dilema, que vai ser o mote da narrativa, para ser chegar a uma solução/resolução, que será a mensagem/conhecimento/ideia que se pretende transmitir. Por exemplo, pretendo transmitir a ideia da importância da orientação pelo Sol e o conhecimento de como se realiza, para os meus alunos. Para isso, crio por exemplo uma narrativa, onde um jovem no meio de uma brincadeira/passeio pela floresta, com os amigos se perde dos restantes ficando completamente desorientado. Ele sabe que no limiar da floresta está o oceano que fica a Oeste, no entanto, no meio da floresta ele não sabe para que lado fica esse ponto cardeal. No meio do pânico, recorda-se do seu professor de Geografia ter mencionado numa das aulas, que o movimento aparente do Sol, é de Este para Oeste e como está a chegar o final do dia ele começa a caminhar em direção ao Sol e consegue sair da floresta e encontrar os amigos e família. Claro que meio disto, poderia criar vários momentos de tensão ou de humor, depende do estado de espírito que pretendo dar à história.
Esta é uma pequena situação de um possível Script criado de forma resumida, apenas para vos poder exemplificar o prentendido.
Espero que com esta "pequena" história, possa ter ajudado a encontrarem o vosso Oeste :)
Continuação de bom trabalho,
José Carlos Figueiredo e & Lina Morgado