Reflexão sobre Digital Storylling

Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -
Number of replies: 7

Olá Pessoal,

Refletindo sobre digital Storytelling , extrai-se do texto "coisas que você deve saber sobre" que é a prática de combinar narrativa com DIGI-conteúdo tal, incluindo imagens, som e vídeo, para criar um curto filme, normalmente com um forte componente emocional. A definição fez lembra do PowToon (https://www.powtoon.com/2/) onde é possível criar vídeos animados e apresentações! Conforme o texto apresenta, embora os grupos de alunos podem colaborar em histórias digitais, a forma é bem adequado para projetos por usuários individuais. A maioria digitais programas de contar histórias promover a noção de que os usuários com pouca ou nenhum conhecimento técnico deve ser capaz de criar histórias! Nos parece que podemos criar intuitivamente!!

Vamos dialogar sobre isso? Vamos em frente!! Abraço, Welinton

In reply to Deleted user

Re: Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -

Olá Pessoal,

Percebe-se que os elementos típicos presentes numa narrativa digital são aqueles que darão corpo às narrativas digitais, como os 7 elementos característicos do Digital Storytelling numa certa sequência desenvolvidos e publicados pelo Center for Digital Storytelling (Lambert, 2003; Robin, 2006; Jakes, 2007):

a) Ponto de vista; b) questão tramática: c) conteúdo emocional; d) voz; e) som; f) economia e; g) ritmo!

Para os elementos apontados os colegas encontrariam facilidades ou dificuldades em quais deles? Ou são todos intuitivos?

Vamos cooperar?

abs Welinton

 

In reply to Deleted user

Re: Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -

Olá Welinton!

Os elementos característicos do  Digital Storytelling intimamente dialogam entre si, com uma precisão ímpar. Não é tarefa simplista, a transposição da teoria para a prática, de modo a atender, com adequação, as requisições para a elaboração.

Aposto, como elementos de dificuldade: f) economia e g) ritmo.

Conceder-lhes tratamento, na medida exata do diálogo entre o formato e a técnica, é complexo e requisita uma calibragem precisa!

Outra questão que perpassa reunir o conjunto de elementos, trata-se da adequada/precisa escolha de imagens, na referida ação consuma-se a aproximação desejável entre o subjetivo e o concreto.

[]'s

In reply to Deleted user

Re: Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -

Olá Welinton :)

Dialogando, conversando :)...

Engraçado a sua referência ao Powtoon. Foi a 1ª ferramenta (por sugestão de colega-amigo) que utilizei no curso de MPeL para contar uma história. Fácil e bem intuitiva para começar nesta aventura do digital.

Se bem as entendi, concordo com as suas exclamações(?): "A maioria digitais programas de contar histórias promover a noção de que os usuários com pouca ou nenhum conhecimento técnico deve ser capaz de criar histórias! Nos parece que podemos criar intuitivamente!!"

Parece tudo tão fácil, não é?! Que qualquer ferramenta serve ou que qualquer pessoa pode ser um digital storyteller. Mas como sabemos, não é bem assim ;-)...

A este propósito, recordo a importância de um 1º passo: a criação de Storyboards.

Concorda(m)?

Respondendo à sua 2ª questão/post: existem dois elementos do StoryTelling que me causam alguma dificuldade. O dom da voz - não gosto de me ouvir em gravações - e a economia - ironicamente leva-me tanto tempo para conseguir resumir o conteúdo a 3-5 min. apenas! 

E para o Wellinton, qual/quais são?

@braço

Nathalie

In reply to Deleted user

Re: Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -

Olá Nathalie Ferret!!

Sim, embora se caracterize como intuitivo há necessidade de apropriação da teoria, da técnica e da prática dessas ferramentas!! Dai a sua sugestão de iniciar com o Storyboards e pertinente.

Tenho dificuldade da escolho da trilha sonora, pois adequá-la  ao contexto é uma arte!!!

E os colegas, quais são as percepções? 

Vamos em frente!!

Abraço, Welinton

In reply to Deleted user

Re: Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -

Olá Welinton,

Embora os desenvolvedores dessas ferramentas "vendam" a ideia que o processo é simples e intuitivo na prática sabe-se que a simples manipulação do ambiente exigirá minimamente alguma competência técnica.

Relativamente aos elementos que compõe uma história (acredito que aprenderemos mais detalhadamente ao longo do curso) é preciso desenvolver outras competências, como por exemplo, organizar um roteiro, pesquisar materiais (imagens, animações), trilha sonora, etc. estimular o processo criativo, entre outros, nesta perspectiva somente a intuição não ajudará muito. Assim, a organização de um planejamento inicial será fundamental neste processo.

:) Rosana :) 

In reply to Deleted user

Re: Reflexão sobre Digital Storylling

por Deleted user -

Olá Rosana,

 Creio que à medida que possamos "desenvolver outras competências [...] como organizar um roteiro, pesquisar materiais (imagens, animações), trilha sonora, etc. estimular o processo criativo. Todavia, a criatividade seja inerente à produção com sucesso garantido!!

 

abraço, Welinton