Boa noite a tod@s
Já um pouco atrasada na minha prestação, pois já todos disseram tudo, nada restou para mim (risos). Estou com dificuldade em acompanhar o curso, devido a afazeres, mas vou tentar.
Em relação às Digital StoryTelling, depois de todas as leituras e pesquisas efetuadas, e traduzindo para Português chego então à conclusão de que se trata de uma narrativa digital. Narrativa esta se acaba por ser a combinação entre a forma tradicional de contar histórias (como as que as nossas avós nos contavam) e as TIC, ou seja os recursos multimédia (imagens, áudio ou vídeo), em torno de numa questão dramática criando um pequeno filme, com uma “lição de moral” ou “uma lição de vida”, que é deslindada no final da narrativa
Estas narrativas digitais fazem lembrar, tal como disse uma colega nossa aqui no fórum, as radionovelas antigamente, pois apoiam-se em conteúdo emocional que contribui para o envolvimento do público
Para se levar a “bom porto” uma narrativa teremos de elaborar com um roteiro para o objetivo que será previamente transmitido/informado.
A nossa história deverá ter uma estrutura com
- princípio (situação),
- meio (complicação/desenvolvimento), incluindo a questão dramática e a componente emocional ( voz, musica/som)
- e fim (resolução).
Todas as outras emoções subjacentes, serão apoiadas por música, imagens, animações.
Juntando todas as peças e criamos então um pequeno filme, que poderá ter vários formatos.
Creio que é uma ferramenta muito útil e que pode ser utilizada em contextos formativos de aprendizagem, em que pretendemos o desenvolvimento do pensamento reflexivo, como sou formadora estou seriamente inclinada em me aperfeiçoar para poder apresentar algo deste género aos meus formandos e assim prender-lhes a atenção e promover o pensamento critico e a criatividade.
Tenho consciência de que é um processo muito trabalhoso e que a utilização da tecnologia requer que eu tenha um apoio extra de alguém especializado e eu própria terei de desenvolver mais competências a nível de literacia digital.